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Linguagens

Produção de texto: como se preparar?

Irretocável, irrepreensível e inquestionável são alguns agradáveis adjetivos que gostaríamos de ver qualificando nosso texto enquanto nos preparamos para a realização do vestibular. Porém, não são poucas as vezes em que outro prefixo norteará nossas ações: reler, rever, reestruturar e reescrever. Aludindo às palavras de Graciliano Ramos, escrever é uma tarefa que precisa ser realizada com o mesmo cuidado que as lavadeiras de Alagoas executam sua tarefa: com esmero e respeito a todas as etapas.

Chegamos a setembro e, com a primavera, renovam-se as necessidades de constância em nossos propósitos e de certeza no efeito da preparação. Especificamente, o que esperar do ENEM 2010 e de outras provas que os candidatos realizarão? Insistimos na condição primeira para uma boa preparação – conhecer as características das avaliações aplicadas em anos anteriores, responder às questões já solicitadas e trabalhar com cautela as dificuldades mais expressivas e os conteúdos mais recorrentes.

Tratemos com especial atenção da Produção de Textos em duas situações particulares: com valor igual a qualquer uma das outras quatro áreas e seus componentes curriculares, no ENEM, e valendo nada menos que 60 pontos na UFPR, certamente é uma prática que não pode ser relegada, tampouco negligenciada pelos candidatos que desejem se destacar e mereçam a aprovação para o curso escolhido.

Em paralelo a essa constatação, precisamos nos concentrar em outro aspecto crucial: qual é o perfil dos candidatos que garantem com a redação o bom desempenho nos exames? Invariavelmente escrevem muito bem porque são leitores contumazes, têm flexibilidade, são versáteis e fazem, com rapidez, inúmeras e produtivas inferências a partir de um determinado tema.

Com 5 textos curtos de gêneros diversos na UFPR e um texto dissertativo-argumentativo longo no ENEM, são variadas as habilidades a serem testadas. Os temas mais abstratos costumam exigir o entendimento do próprio indivíduo, seus sentimentos, seus sonhos e seus temores. Já os temas mais concretos que preveem a interação e a intervenção do indivíduo no meio físico-social requerem a construção inequívoca das propostas de solução e a exposição coerente de ideias plausíveis na voz do autor.

Imprescindível mencionar que a combinação entre o domínio de conteúdo e a proficiência linguística – repertório vocabular diversificado e boa escolha de construções sintáticas – representa o equilíbrio esperado pelos integrantes das bancas corretoras de textos. Isso inclui não só a compreensão das propostas em sua totalidade – ações solicitadas no enunciado e leitura atenta dos textos de apoio –, mas também prática adequada em relação aos gêneros propostos: texto de opinião, resumo, carta argumentativa, transposição de discurso, interpretação de charges e tiras, leitura de gráficos, progressão textual e narrativa é o que destacamos entre os demais.

Não queremos, neste momento, desprezar a avidez pelas tão caras "dicas" relacionadas aos gêneros e aos conteúdos. Desejamos, antes, que haja segurança em suas produções e que seu texto possa ser lido com fluidez. Então, ao sugerir ênfase às leituras, salientamos que 2010 é ano de eleições em âmbito federal, foi ano de Copa do Mundo de Futebol, realizada na África do Sul, é ano mundial da Biodiversidade e isso deve suscitar uma série de leituras e reflexões partindo desses temas.

* Professora do Colégio Bom Jesus

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