A prova de Física da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi uma das mais difíceis, de acordo com a opinião dos candidatos entrevistados pela Gazeta do Povo. Essa avaliação, segundo os professores de alguns cursos de preparação para o vestibular, se deu porque nesse ano a UFPR preferiu uma prova menos conceitual e com mais cálculos.
"Nesta primeira fase, das nove questões de Física, sete cobravam mais conhecimentos de Matemática do que de Física, o que para mim é um retrocesso", lamenta o professor de Física do Curso Positivo Euler de Freitas. Segundo o professor, a quantidade de cálculos exigida dos alunos aumenta o tempo de resolução e provoca a impressão de maior dificuldade. "Muitos alunos não conseguiram identificar isso e saíram com a sensação de ter feito uma prova mais complicada", avalia.
Para o professor do Positivo, também faltou padronização no formulário oferecido aos candidatos. "Uma mesma grandeza aparecia de formas distintas nas fórmulas. O mesmo símbolo era usado, por exemplo, para o potencial elétrico e para a diferença de potencial, o que pode confundir o aluno. A universidade deve usar o símbolo que lhe aprouver, desde que seja de uma forma padronizada", considera Euler de Freitas.
O professor de Física João Francisco Kasecker, do Curso Decisivo, esperava uma prova de maior dificuldade conceitual. "O Enem foi mais difícil. Essa é uma tendência da prova da UFPR, é uma prova de conhecimentos gerais. A segunda fase, com certeza, será de outro nível", comenta.
Os dois professores consideram que a distribuição dos assuntos nas questões foi bem feito, contemplando os importantes ramos da Física. O professor Euler, no entanto, sentiu falta da presença de gráficos na prova e de uma padronização nas fórmulas oferecidas. "A UFPR menosprezou um tema importante para um aluno que sai do ensino médio que é a de analisar um gráfico, uma habilidade necessária para ler melhor um jornal, analisar uma pesquisa, entre outras utilidades", afirma.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; acompanhe o Sem Rodeios
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai