As questões do primeiro dia de provas do Enem realizadas neste sábado foram avaliadas por professores de cursos e colégios de Curitiba a pedido do Vestibular. De maneira geral a avaliação dos professores foi de que os enunciados estavam mais curtos, o que facilitou a vida dos candidatos, poupando um tempo precioso na resolução das 90 questões da prova. Ainda assim, alguns temas foram repetidos em mais de uma questão, o que deixou outros assuntos de fora da prova.
Na prova de Ciências Humanas os temas mais abordados nas questões de Geografia, segundo o professor Laércio de Mello do Colégio da Polícia Militar, foram geopolítica, energia, concentração de terra e o conflitos entre áreas urbanas e rurais. "Foi uma prova bem elaborada. Não havia enunciados desnecessários, as questões estavam mais enxutas. Prestando atenção ao texto de apoio e fazendo uma correta interpretação e a relação com as alternativas o aluno conseguiria responder sem dificuldades", explica Laércio.
O professor de História do curso Dom Bosco Marcus Guilherme Bianco afirmou que os conteúdos históricos estavam mais difíceis que as questões de Geografia e que em ambos os casos o foco foi mais direcionada para uma abordagem de temas nacionais. "Os enunciados estavam mais curtos, a prova foi menos extensa e não foi difícil", afirma. Os principais conteúdos foram relacionados a questões fundiárias e migratórias e, segundo o professor, as fontes utilizadas nos textos de apoio foram extraídas de obras acadêmicas o que tornou as questões mais conteudista.
Na área de Ciências da Natureza, o professor de Biologia do curso Acesso Augusto Borba afirmou que a prova não foi tão abrangente nos assuntos abordados. "Houve cerca de 9 questões sobre ecologia e temas importantes como zoologia e genética foram deixados de lado", afirma Borba. Ainda segundo ele, três questões envolvendo biotecnologia e a análise de experimentos foram bastante interessantes, assim como a questão sobre evolucionismo. "Outro assunto importante que foi abordado em uma questão foi a diferença entre soro, vacina e antibióticos", explica.
Sobre as questões de Física, o professor do Colégio Estadual do Paraná Josué Borba aponta a predominância de quatro assuntos: energia, termologia, eletricidade e ondulatória. "Alguns temas foram abordados em duas questões como eletrodinâmica e ótica, o que acabou deixando de lado assuntos importantes como mecânica e hidrostática", explica. De acordo com ele as questões foram bem elaboradas e abordaram questões técnicas relacionadas ao cotidiano dos alunos. "Os testes são bem feitos, apenas faltou uma maior variedade de conteúdos", afirma.
Para o diretor do curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco, a prova de Ciências da Natureza teve um nível alto de dificuldade e privilegiou os alunos que fizeram cursinho ou vinham de escolas particulares. "As questões estavam bastante ligadas a situações do cotidiano, porém cobrou conteúdo e conceitos específicos, o que dificultou a resolução", explica. Ainda segundo ele, os textos e enunciados não foram complicados, mas os conceitos cobrados nas alternativas dificultaram a vida dos estudantes.
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