Com base na divulgação dos resultados do Enem 2009, a prova de redação ganhou peso maior na composição da média do exame. De acordo com o professor de Redação e Literatura Marlus Geronasso, que participou das bancas correcionais do Enem no ano passado, isso ocorreu principalmente porque o exame passou a ter uma importância maior. Desde o ano passado, o Enem ganhou um novo formato e serve para selecionar estudantes que irão ocupar as vagas de universidades federais em todo o país.

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De acordo com Geronasso, a redação chegava a ser negligenciada por estudantes paranaenses, principalmente porque não é usada na composição da nota da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Na nova realidade do Enem fazer uma boa redação significa incrementar sua pontuação e literalmente disputar uma vaga pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada]", ressalta.

O professor usa como exemplo a pontuação obtida pelo Colégio Estadual Rural Professor Estanislau Wrublewski, de Cruz Machado, que teve um ganho de 98,1 pontos por causa do resultado obtido na média da Redação.

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Nas questões objetivas o colégio obteve 467,5. Mas na média geral ficou com 565,6 pontos. O aumento na nota geral também foi verificado na Universidade Federal Tecnológica (UTFPR), que conquistou a maior nota no Paraná. A média geral da UTFPR foi de 717,79 – 8,49 pontos a mais do que os 709,3 obtidos nas questões objetivas. "Não são exceções, pois a maioria das escolas também aferiu acréscimo se obteve uma boa nota na redação", diz.

Na opinião do professor, as escolas precisam trabalhar ainda mais as habilidades e competências cobradas no Enem, especificamente no que se refere à produção de texto. Para Geronasso é indispensável o domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação, bem como a seleção e organização de argumentos.