A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta quinta-feira (10), a partir das 14 horas, a lista com os nomes dos aprovados no vestibular 2012/2013. Os estudantes poderão ver o resultado no site do Núcleo de Concursos da instituição e também aqui, na página da Internet do Vida na Universidade da Gazeta do Povo.
A UFPR fará a recepção oficial dos calouros no câmpus Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, no bairro Juvevê), com banho de lama, a partir das 14 horas, com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho. Representantes de cada curso também terão barraquinhas instaladas no local para receber os novos estudantes.
Na Praça Carlos Gomes, assim que a UFPR divulgar o resultado, haverá a tradicional distribuição de edição extra da Gazeta do Povo, com a lista dos aprovados no concurso. A festa na Praça começa às 13 horas e será animada pela banda Madeira.
Segunda chance
Para entrar na UFPR, o vestibular não é a única opção. Na maior parte dos cursos, 10% das vagas são reservadas para ingresso pelo Sisu/MEC. São 529 vagas para essa modalidade. O Sisu é o sistema do governo federal que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições do Sisu começaram no dia 7 de janeiro, no site do programa e seguem até sexta-feira.
Leia aqui mais informações sobre o vestibular da UFPR.
Matrículas
Os calouros devem fazer a matrícula de 28 de janeiro a 1º de fevereiro de 2012, em Curitiba, e em 29 de fevereiro, em Palotina, de acordo com o calendário específico para cada curso, descrito nas páginas 26 a 28 do Guia do Candidato. Os estudantes de Curitiba devem se dirigir ao Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), na Praça Santos Andrade, 50, Centro (prédio histórico da UFPR). O registro acadêmico dos candidatos classificados em Palotina será realizado no dia 31 de janeiro de 2012 no câmpus da cidade (Rua Pioneiro, 2153).
>>> Para a matrícula, os estudantes devem apresentar os seguintes documentos:
a) fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar do Ensino Médio Regular ou do Diploma devidamente registrado de Ensino Superior. Para os candidatos de inclusão social deverá ficar comprovado que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil;
b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
c) fotocópia autenticada do registro geral (RG). Para efeito de registro geral será aceito o RG Civil ou cédulas expedidas pelas forças armadas, desde que, permanentes, sendo vedada a apresentação das cédulas com prazo de validade, nos termos da Portaria DAU/MEC N° 33, de 02 de Agosto de 1978, com alterações da pela Lei 7.088/83;
d) comprovante de situação cadastral no CPF (obtido no site www.receita.fazenda.gov.br);
e) para os candidatos de inclusão social, oriundos de escola pública, além das alíneas a), b), c) e d), uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) devendo ficar comprovado através da documentação apresentada que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil, conforme Art. 13 do Edital 07/2012-NC;
f) para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além das alíneas a), b), c) e d), apresentar duas fotocópias autenticadas do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil;
g) para os estrangeiros, RNE Registro Nacional de Estrangeiro;
h) Se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, seu representante deverá entregar procuração pública ou instrumento particular, desde que, com firma reconhecida em cartório.
Observação: não será concedido prazo adicional para entrega dos documentos exigidos para o registro acadêmico.