Leitura em dia é fundamental
Para fazer uma boa redação é indispensável que o aluno tenha desenvolvido um bom hábito de leitura e acompanhado os fatos mais atuais sobre política, economia e cultura. Este conhecimento vai permitir que o aluno argumente e desenvolva melhor seu texto.
O estilo de redação do Enem é uma dissertação argumentativa, que deverá ter no máximo 30 linhas, na qual é apresentada uma situação-problema e o candidato deve expor sua opinião sobre o assunto por meio de argumentos, num texto estruturado com introdução, desenvolvimento e conclusão.
O momento ideal para fazer a redação dependerá de cada aluno, mas Sérgio de Grande Júnior, professor de Redação e interpretação de textos do Curso Dom Bosco, aconselha que ela seja começada antes das provas de múltipla escolha. "A redação é o momento em que o aluno precisa aplicar todos os seus conhecimentos para a elaboração de um texto e quanto mais descansado ele estiver, melhor", explica. Segundo ele, o aluno deve produzir o texto no rascunho e em seguida começar a prova. Assim que ele termine as questões objetivas, retorna à redação e passa a limpo a versão final.
Intercalar a resolução da prova com a produção da redação é uma sugestão do professor Ivo Carraro. "O aluno pode resolver primeiro as questões que tem mais facilidade. Ele ganha confiança e faz a redação. Logo em seguida volta para as questões mais difíceis. Isto estimula partes diferentes do cérebro e o aluno fica mais concentrado", explica.