• Carregando...

Administração e Direito são os cursos com o maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com levantamento do MEC, até as 11 horas desta terça-feira (7), Administração já teve 192.582 inscrições, enquanto Direito chegou a 191.107 inscrições. Medicina aparece em terceiro lugar na quantidade de inscrições, com 176.876, e, no entanto, é o curso mais disputado até o momento, com 2.925 vagas disponíveis. A relação candidato/vaga é de 60,47. A relação candidato/vaga em direito é de 40,45 e administração é de 31,39.

Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. As inscrições encerram às 23h59 de sexta-feira, 10.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a instituição federal com o maior número de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014, de acordo com balanço. Do total de 2.9 milhões de inscrições, 140.186 foram feitas na UFMG. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem o segundo maior número de inscrições. Até agora, 135.570 candidatos já se inscreveram.

Ao todo, são 171 mil vagas ofertadas em 4.723 cursos de 115 instituições no Sisu. Só pode se inscrever o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. Os participantes devem consultar suas notas no site do concurso. Na página do Sisu, o candidato poderá ver detalhes de todas as vagas disponíveis, mas ele só poderá se inscrever em duas opções, de acordo com a sua ordem de preferência.

Cotas

Segundo a lei federal de cotas, este ano as instituições públicas de ensino superior devem reservar pelo menos 25% de suas vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. Metade destas vagas será destinada a alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra parte será reservada a negros, pardos e indígenas, em divisão feita de acordo com as estatísticas do último Censo da população brasileira feito pelo IBGE.

Além de ter que obedecer a lei federal, toda instituição é livre para destinar outras vagas a suas próprias políticas de ação afirmativa. No ano passado, as instituições que aderiam ao Sisu já destinavam, em média, 30% do total de suas vagas a estudantes cotistas.

Chamadas

A primeira chamada de aprovados será divulgada pelo MEC no dia 13 de janeiro. Os selecionados deverão se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas próprias instituições de ensino, apresentando os documentos exigidos por cada uma delas e pela lei federal de cotas, se for o caso. A segunda chamada acontece dia 27 de janeiro, com matrícula nos dias 31 de janeiro 3 e 4 de fevereiro.

Quem não for convocado nessas duas chamadas terá entre de 27 de janeiro a 7 de fevereiro para se inscrever na lista de espera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]