A disputa no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em alguns cursos chegou a mais de mil candidatos por vaga. A maior demanda foi no curso de administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) que recebeu 9.985 inscrições para apenas oito vagas ofertadas, uma média de 1.248 inscritos por vaga.
A lista dos aprovados pelo Sisu estava prevista para domingo, mas foi antecipada pelo Ministério da Educação (MEC) para esta sexta-feira (13). O sistema recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhões de estudantes cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 de janeiro para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.
A relação de candidatos por vaga de todos os cursos está disponível para consulta no site do MEC. Os cursos mais disputados são também aqueles que tiveram a menor oferta de vagas, como engenharia de produção civil do Cefet-MG que teve quase 7 mil inscritos para apenas oito vagas disponíveis o segundo mais procurado do Sisu. Na lista dos mais disputados estão ainda psicologia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), letras do Cefet-MG e agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).
Campeões
Considerando os cursos que receberam o maior volume de inscrições, o campeão foi análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), com quase 22 mil inscritos. A segunda chamada do Sisu está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode