O Ministério da Educação (MEC) retirou do ar, às 19h30 desta segunda-feira(17), a página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na internet para manutenção. A página voltou às 20h. Desde o início das inscrições, neste domingo (16), os estudantes estão tendo dificuldades para acessar o site, que está sobrecarregado em função do grande volume de acessos.
Até as 19h, o sistema recebeu cerca de 600 mil inscrições e chegou a ter 40 mil acessos simultâneos na página. As inscrições terminariam nesta terça (18), mas, por decisão judicial, foram prorrogadas até as 23h59 de quinta-feira (20). Após os problemas de lentidão no acesso ao Sisu, o MEC limitou em 20 minutos o tempo que o estudante tem para fazer a inscrição. Se, nos dez primeiros, não houver navegação, a página é fechada. O objetivo, de acordo com a pasta, é reduzir a navegação excessiva.
Criada pelo MEC no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior: nesta edição são 83.125 vagas em 83 universidades e institutos federais. Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada curso. O estudante pode mudar de opção, caso tenha mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
Com a prorrogação do período de inscrições, a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink