Mais de 40 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase da UFPR| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

Após um fim de semana conturbado e marcado pelas confusões nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) seguiu tranquila sem registros de atrasos de estudantes ou problemas no trânsito.

CARREGANDO :)

Confira o gabarito provisório da primeira fase da UFPR.

"Neste ano os portões abriram 15 minutos mais cedo para evitarmos tumultos", afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel. Ao todo 40.129 candidatos fizeram as provas neste domingo, 14. O índice de abstenções registrado foi de 8,6%, de acordo com informações do Núcleo de Concursos da UFPR. O percentual é inferior ao registrado no ano anterior, quando 9,5% se ausentaram na primeira fase. Neste ano são ofertadas 5.016 vagas em 95 cursos de graduação.

Publicidade

A tranquilidade foi tanta que a organização decidiu antecipar a divulgação do gabarito, que deveria sair às 21 horas, mas acabou saindo às 19h30. O único incidente registrado pelos organizadores da UFPR foi a eliminação de um candidato que tentava a uma vaga de Direito, por porte de arma de fogo, no câmpus da Uniandrade. Ele, que não teve seu nome divulgado, recusou-se a deixar a arma com os fiscais e foi desclassificado. Akel explica que existe um espaço especial montado no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que recebe os candidatos às vagas do Curso de Formação de Oficiais.

No câmpus da Universidade Positivo, o maior local de provas, com mais de 6 mil candidatos, um estudante do 1º ano de Medicina da UFPR, Bruno Eduardo Scheffer, simulou um atraso no momento do fechamento dos portões. Ele estava junto com um grupo de acadêmicos de Medicina que incentivaram a brincadeira. Um policial chegou a tentar impedir o suposto candidato atrasado a iniciar uma confusão, até que a brincadeira fosse revelada. "Foi para descontrair", declarou Bruno.

Calendário mantido

O calendário de divulgação será mantido pela UFPR mesmo diante dos problemas apresentados com o Enem. A UFPR utiliza 10% da nota do exame para a composição do escore final do candidato. Além disso, 524 vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

O reitor da UFPR disse confiar na palavra do ministro da educação, Fernando Haddad, que prometeu que não haverá atrasos nos resultados do Enem. "Temos uma informação preliminar de que o Ministério da Educação fará segunda prova para os alunos prejudicados no dia 4 de dezembro, ou seja, ela não coincidirá com a nossa segunda fase", afirmou.

Publicidade

Mas a provável data fica na véspera da próxima fase do vestibular de UFPR, o que poderá causar uma maratona extra de provas aos candidatos que receberam o caderno de provas amarelo. "A informação que temos do MEC é que são poucos os estudantes que irão fazer essas provas, eu espero que não haja prejuízo para ninguém", disse o reitor da UFPR.

Akel ressaltou que a UFPR tem sido cautelosa na utilização do Enem e ainda que o edital do vestibular permite que alterações sejam tomadas pelo Conselho Universitário caso haja necessidade. O reitor afirmou que nos próximos anos, a insituição irá avaliar se colocará mais vagas no Sisu e se continuará usando o Enem na composição do escore final do candidato.

Classificados

O resultado da primeira fase da UFPR será divulgado no dia 25 de novembro. A comemoração será feita na praça Carlos Gomes, na tradicional festa realizada pela Gazeta do Povo, a partir das 13h30. As provas da segunda fase, em que os candidatos fazem as provas discursivas, estão marcadas para o dia 5 e 6 de dezembro. O resultado final do vestibular deve ser divulgado até 21 de janeiro.

Publicidade