A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga hoje, às 14 horas, a lista com os nomes dos classificados na primeira fase do vestibular. Para comemorar, a Gazeta do Povo promove, a partir das 13 horas, sua tradicional festa na Praça Carlos Gomes, com a distribuição das edições extras com a lista de aprovados. A relação também estará disponível nos sites do Vestibular (www.gazetadopovo.com.br/vestibular) e do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
Neste ano, a festa da Carlos Gomes será com a banda Djoa, de pop rock. A grande novidade desta festa é a "Barraca de Promessas". A mecânica é bem simples: o candidato assume um compromisso, que deve ser cumprido caso passe na segunda fase do concurso. A promessa será registrada pela equipe do Vestibular, com a publicação da foto do estudante na internet. Se ele for aprovado na etapa final e cumprir o que prometeu, ganhará um brinde exclusivo durante a festa programada para janeiro, e ainda poderá ter a sua história contada nas páginas da Gazeta do Povo.
A comemoração da primeira fase também pode aparecer no site do Vestibular. Para isso, basta que o candidato faça um vídeo de até um minuto, suba o conteúdo no Youtube e envie o link para vestibular@gazetadopovo.com.br.
Segunda fase
Mais de 40 mil candidatos concorrem a 5.016 vagas ofertadas no vestibular. Desses, aproximadamente 1,4 mil irão para as provas da segunda fase, nos dias 5 e 6 de dezembro. No caso dos estudantes que disputam vagas nos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, haverá provas de habilidades específicas. O novo comprovante de ensalamento será divulgado na página eletrônica do Núcleo de Concursos da UFPR a partir da próxima terça-feira (30 de novembro).
Nem todas as vagas da UFPR serão preenchidas pelo vestibular: das 5.540 vagas, 524 serão destinadas ao Sisu, sistema de seleção do governo federal que classifica candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A prova objetiva do Enem 2010 também terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular. O candidato aprovado na primeira fase que ainda não tiver informado o número de inscrição no exame deve fornecê-lo à universidade na retirada do comprovante de ensalamento para a segunda fase.