Há apenas uma mudança na lista de livros que podem ser cobrados no próximo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sai Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil, e entra Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena. A relação com as obras foi divulgada na última semana.
A troca foi feita entre duas peças teatrais curtas e de fácil leitura. A obra de um renomado dramaturgo contemporâneo foi substituída por um texto de um dos principais romancistas do século 19. Martins Pena é destacado por comédias sobre costumes brasileiros.
Os Dois ou o... passa-se no Rio de Janeiro de 1842 e relata os encontros e desencontros de personagens que querem se dar bem à custa dos outros. Fazem parte do roteiro homens interessados no valioso dote de uma jovem, uma suposta viúva que não quer ficar sozinha, um estrangeiro que diz ter o segredo para transformar osso em açúcar. Toda a história se desenrola na sala de uma casa e retrata com ironia costumes da sociedade escravocrata brasileira.
"Não gostei da mudança porque Novas Diretrizes é ótima. Os alunos gostavam de ler. Os Dois é uma peça boa. É bem satírica. Queria que fosse mais atual. Acredito que seja a obra mais bem escrita de Martins Pena, que, depois de Nelson Rodrigues, é o maior dramaturgo brasileiro", opina o professor de Literatura Élio Antunes, do curso Expoente.
ServiçoOs Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena, está disponível para download no www.dominiopublico.gov.br