Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Seleção

UFPR publica edital do vestibular 2013

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (2) o edital do vestibular de 2013. As inscrições para o vestibular deverão ser feitas de 17 de agosto a 21 de setembro, pelo site do NC, e custam R$80. A primeira fase do vestibular está prevista para 11 de novembro e, a segunda, para os dias 9 e 10 de dezembro. O volume de candidatos esperado para este ano é entre 43 e 44 mil.

A realização do processo seletivo foi colocada em dúvida pelos servidores da instituição, em greve desde 11 de junho, para sensibilizar o governo e a comunidade para as reivindicações da categoria, que pede, principalmente, um aumento salarial de 22%.

Apesar das ameaças, a instituição afirma que, se a greve terminar até setembro, o concurso não será comprometido, já que o Núcleo de Concursos da instituição funciona com servidores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), que não estão em greve. Além disso, a realização anual do vestibular conta com a contratação de cerca de 4 mil funcionários temporários e não de servidores federais.

Por outro lado, o coordenador do NC, Raul Von der Heyde, não nega que a greve dos servidores possa atrapalhar o concurso caso avance até o fim do ano. "Por enquanto a paralisação não interfere em nada. Se essa greve se prolongar por um tempo muito longo, a gente tem de reavaliar a situação e ver como seria possível proceder já que as instalações da universidade vão estar comprometidas. A princípio, contamos que até setembro a situação seja normalizada", disse.

O edital

Sem grandes mudanças em comparação aos anos anteriores, o documento traz as principais informações do processo seletivo.

Os estudantes poderão pedir a isenção da taxa de inscrição entre 17 e 31 de agosto, mediante a apresentação de documentos que comprovem a impossibilidade de pagamento. O candidatos que não vão concluir o Ensino Médio em 2012, chamados de "treineiros", não poderão pedir isenção.

As vagas disponíveis serão divulgadas no Manual do Candidato. O concurso, além de ser aplicado para a seleção de alunos da UFPR, também inclui concorrentes ao Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (PM) e Bombeiros Militares (BM) da Polícia Militar do Paraná. No ano passado, foram ofertadas 5.616 vagas para o processo seletivo da UFPR, sendo 10% para acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

No ato de inscrição, os candidatos interessados em conseguir uma vaga pelo regime de cotas racial ou de inclusão social deverão apontar a categoria desejada. No caso da escolha por cotas raciais, após aprovado na primeira fase, o estudante deverá passar por uma banca de verificação, a ser realizada em 3 de dezembro. Os locais de prova para a primeira fase do concurso serão divulgadas em 5 de novembro e, para a segunda, em 4 de dezembro.

Alterações na inscrição – como mudança de curso e língua estrangeira – poderão ser feitas mediante o pagamento de R$ 15 no período de 27 de agosto e 25 de setembro. Ao se candidatar, os estudantes terão de informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Com o CPF, a UFPR poderá ter acesso ao desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio de 2012, que corresponderá a 10% da nota final no concurso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.