Diferentemente de Anjo Negro, São Bernardo é um romance, que foi adaptado para o teatro. O que o estudante verá nos palcos, portanto, pode ser bem diferente do que encontrará no livro. "Trata-se de uma longa narrativa, e não de uma peça teatral. Logo, são necessárias várias adaptações para que o texto se enquadre em tal formato, inclusive uma redução das ações. Normalmente, em casos assim, nem sempre a ordem de encenação é a mesma da narração", afirma o professor Fábio Bettes.

CARREGANDO :)

Segundo o professor Ênio, essa redução pode fazer com que os personagens tornem-se estereotipados. "É claro que há traços facilmente definidos em Paulo Honório (personagem principal). Mas o estudante não deve ficar apenas com a imagem do coronel brutamontes e boçal. É preciso perceber aspectos da formação do personagem, como o fato de ele ter nascido de uma relação não oficial e ter sofrido um preconceito enorme. Há um pano de fundo que o transforma em um homem extremamente materialista, não preparado para convivência familiar e o amor."

Embora as peças não substituam a leitura dos livros, os professores explicam que os alunos conseguem fixar melhor a evolução da trama quando assistem à encenação dos textos. Diretor do Grupo de Teatro da UniBrasil (Grutun!), que encenará São Bernardo, Alex Wolf afirma que o enredo é exatamente o mesmo do livro de Graciliano Ramos. "Com certeza a peça não substitui o livro, mas faz uma leitura, promove uma discussão sobre o texto. Para o aluno, é importante fazer essas comparações", diz.

Publicidade

Serviço:

São Bernardo – FringeApresentações: 05/04 às 16 horas; 06/04 às 19 horas; 07/04 às 16 horas; e 10/04 às 19 horas Local: Miniauditório do Teatro Guaíra. Ingresso: R$10 (inteira)

Anjo Negro – Mostra 2011Apresentações: 06/04 e 07/04 às 21 horasLocal: Teatro da ReitoriaIngresso: R$ 50 (inteira)