A prova de Compreensão e Produção de Textos da segunda fase do Vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) trouxe cinco propostas de redação, de tamanhos e gêneros variados. Segundo a professora de Redação do Colégio Bom Jesus Cleuza Cecato, esta variedade mostra uma prova bem elaborada. ?Foram temas diretamente ligados ao universo dos jovens, procurando relacionar o indivíduo com a sociedade?, aponta.
A primeira proposta apresentou o trecho do livro ainda inédito ?Fé em Deus e pé na tábua?, do antropólogo Roberto DaMatta, que fala sobre os problemas do trânsito no Brasil. ?Este é um tema bastante atual quando nos deparamos com situações de violência nas ruas do país?, afirma o professor de Redação do Curso Acesso Juliano Mariussi. Foi solicitado ao aluno que escrevesse uma carta ao Secretário de Educação do Estado do Paraná, solicitando a inclusão de conteúdos de educação no trânsito nos colégios. ?Era importante o aluno usar os vocativos adequados numa carta direcionada a uma autoridade. Também era preciso retomar essa interlocução ao longo do texto?, afirma Cleuza.
A interpretação de uma tira do charginista Quino foi a proposta da segunda questão. Os desenhos mostravam um pai apontando um carro, um celular e um computador ao filho como ferramentas fundamentais da vida moderna. ?Os desenhos mostravam situações que o aluno presencia no seu dia-a-dia: o individualismo e a moral. Era uma questão bastante fácil para o aluno trabalhar?, afirma Juliano.
Cleuza afirma que o aluno precisava tomar cuidado em dois momentos na elaboração do texto. ?Ele não deveria descrever a tira quadro a quadro e também não ficar apenas na tira, precisava ir além, apresentar críticas à sociedade?, afirma.
Segundo Juliano, a terceira questão, que solicitava um resumo, apresentou maior dificuldade. ?O texto era longo e o candidato poderia ter algum problema se não lesse com muita atenção?, conta. Para Cleuza, era importante que o aluno selecionasse os trechos mais importantes do texto original, já que o resumo deveria ter no máximo 10 linhas. ?O aluno também deve ter citado a fonte e deixado claro que a opinião era do autor e não sua?, explica.
A análise e interpretação de gráficos também estiveram presentes na prova da UFPR. A quarta proposta de redação apresentou dados sobre a população de 5 a 9 anos, com relação à altura e peso entre os anos de 1974 e 2009. ?A questão pediu ao aluno para apontar as possíveis causas do aumento da obesidade nessa faixa etária. Ele poderia utilizar os argumentos da falta de exercícios e de cuidados com a alimentação como principais problemas?, aponta Juliano. ?Para um aluno que leu bastante durante o ano e possuía mais informações sobre este assunto, apontar dados de outras fontes também contou pontos extras? afirma Cleuza.
A última proposta solicitou um texto dissertativo em que o candidato deveria comparar duas notícias apresentadas. A primeira mostrava a decisão de um colégio nos Estados Unidos que pretendia substituir os livros de sua biblioteca por versões digitais. Já a segunda apontava a falta de livros e bibliotecas nas escolas brasileiras. ?Era essencial que o aluno mostrasse sua opinião e apontasse claramente o paradoxo entre as situações nos dois países?, afirma Cleuza.
Confira uma análise feita pelo professor Sérgio Degrande:
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