Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Londrina

Vestibular da UEL terá questões discursivas

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) anunciou nesta quinta-feira (9) mudanças no formato das provas a partir do próximo ano. A principal alteração acontecerá na segunda fase: a Prova de Conhecimentos Específicos do segundo dia passará a contar com 12 questões discursivas, a partir de três disciplinas do ensino médio.

Apesar do novo formato, o tempo de realização das provas permanece o mesmo, quatro horas de duração. Já a Redação terá de duas a quatro propostas de temas.

Com as reformulações no formato da prova, o objetivo é avaliar a competência do aluno em interpretar textos, organizar e expressar ideias com clareza, além de sintetizar informações a partir de argumentos coesos e coerentes. "As mudanças correspondem às necessidades do perfil do candidato que se deseja na universidade. E no que diz respeito às diretrizes propostas para a educação básica", ressalta a coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), Elaine Fernandes Mateus.

Segundo ela, embora a intenção não seja fazer uma prova mais difícil, o candidato terá de demonstrar capacidade de expressão e argumentação. "Com isso, convidamos a escola a fazer do jovem um leitor", afirma.

Elaine explica que a partir de agora a leitura e a escrita são ferramentas que vão preparar o aluno para o vestibular da UEL. "Será necessário estimular a leitura e a produção de texto na escola", afirma. Para correção das provas discursivas será adotado o mesmo procedimento utilizado atualmente na avaliação das Redações.

Redação

A prova de Redação do vestibular terá, no mínimo, dois e no máximo quatro propostas de temas, deixando de ser opcional. As redações serão produzidos a partir de diferentes g~eneros textuais. A coordenadora da Cops também informa que há estudos no sentido de diminuir o intervalo de aplicação das provas entre as duas fases.

Para a reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, as mudanças envolvem um trabalho amplo. Ela informa que os colegiados dos cursos vão determinar as disciplinas que serão acrescentadas. "Precisamos responder às demandas da universidade", diz a reitora.

As discussões para mudanças no formato das provas do vestibular começaram em 2009, juntamente com representantes do sistema público de ensino superior, médio e particular da cidade. As propostas de reformulação foram aprovadas em novembro deste ano pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A resolução com as mudanças no vestibular está disponível no no site da Cops.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.