Conseguir comprar todos os livros necessários sem comprometer o orçamento do mês é sempre um desafio para os estudantes universitários. Pois a Estante Virtual avisa que optar por livros seminovos e usados pode representar uma economia de até 80%. Dentre os mais de 8 milhões de livros online no portal, cerca de 3 milhões são didáticos e universitários.
Para ajudar os estudantes, o portal realizou um comparativo de preços a partir da bibliografia básica de alguns cursos universitários e dos títulos acadêmicos mais procurados no portal.
O estudo compara o menor preço do livro novo ofertado no Buscapé site que compara preços das maiores livrarias do país com o menor preço do mesmo título na Estante Virtual.
A análise foi realizada entre os dias 01 e 15 de agosto de 2011 e contemplou 8 cursos: Direito, Administração, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Comunicação Social, Psicologia e Economia. A economia média das listas ficou em 50% chegando a mais de 80% em vários livros.As listas completas, dos livros pesquisados podem ser acessadas em http://www.estantevirtual.com.br/blogdaestante/
A Estante Virtual, portal que foi ao ar em outubro de 2005 com apenas 18 sebos on-line, reúne hoje mais de 1,8 mil sebos e livreiros de todo o país, englobando um acervo de cerca de 7 milhões de livros catalogados online e 18 milhões de livros offline (total dos acervos físicos de todos os sebos participantes).
Os leitores cadastrados já somam 1 milhão, e respondem por uma movimentação intensa: mais de 14 buscas por segundo nos horários de maior procura e 5 mil livros vendidos diariamente. Nos sebos cadastrados na Estante, o leitor encontra também livros seminovos e até mesmo novos.