O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), foi confirmado na manhã desta segunda-feira (14) candidato à prefeitura da capital baiana pelo Democratas. Ele vai compor uma chapa com a ex-secretária de Promoção Social, Ana Paula Matos, do PDT.
Os líderes dos dois partidos, ACM Neto (DEM) e Carlos Lupi (PDT), oficializaram a aliança neste domingo com o objetivo de construir uma terceira via entre Bolsonaro e Lula para as eleições 2022.
A coligação de Bruno Reis, batizada de “Salvador não pode parar”, engloba 12 partidos de todos os espectros políticos: Solidariedade, PTB, PL, Republicanos, Cidadania, PSL, DC, PSDB, PV, PMN, PDT, MDB. A convenção foi virtual por causa da pandemia.
Em seu discurso, Reis frisou a aliança entre partidos opostos que se uniram em favor da população e adiantou algumas das propostas da campanha eleitoral. “Nossa prioridade são os mais carentes”, afirmou.
O candidato prometeu ampliar os programas sociais, implementar o polo de inovação tecnológica, fortalecer o turismo da cultura afro, revitalizar o centro histórico e a orla de Salvador, aumentar o apoio aos trabalhadores informais e aos microempresários, e construir a primeira maternidade municipal da capital.
Ao lado dele esteve ACM Neto que criticou os eventos políticos presenciais que foram realizados nos últimos dias no interior da Bahia e em outras regiões do país e que reuniram multidões. “Não é o momento para isso, é o momento para os homens públicos darem o exemplo”, afirmou.
O prefeito destacou a ação da prefeitura no combate ao coronavírus. “Na comparação com outras cidades fomos muito, mas muito bem”, disse. Salvador registrou 2.291 mortes pela Covid-19. Com uma taxa de 798 vítimas por milhão de habitantes, a capital baiana está no 34º lugar entre as 89 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.
Bruno Reis, de 43 anos, é professor formado em Direito e tem mestrado em Desenvolvimento Social. Há 20 anos na vida pública, foi eleito duas vezes deputado estadual na Bahia, em 2010 e em 2014. Em 2015 entrou para equipe do prefeito de Salvador, ACM Neto, e nas eleições de 2016 foi eleito vice na chapa.
Ana Paula Matos, definida de "supersecretária" de ACM Neto, é formada em Administração e Direito, e também é professora. Concursada da Petrobras, ela tem perfil de gestora e trabalha na administração de ACM Neto desde 2013. É a primeira vez que ela concorre a uma eleição.
Auxílio Brasil: PT quer pagar benefícios sociais somente para quem se vacinar
Gestão da pandemia e retomada econômica: os desafios de Bruno Covas em São Paulo
DEM e PSDB esboçam 3ª via contra Bolsonaro e a esquerda em 2022
Eduardo Paes vai assumir o Rio com menos dinheiro e mais problemas. Veja os desafios