A campanha eleitoral em 2020 começa oficialmente só no dia 27 de setembro, mas as candidaturas já estão se movimentando em praticamente todo o país.
As principais capitais já sabem quem serão os candidatos que vão disputar o cargo de prefeito nas Eleições 2020. E, em muitas delas, a disputa já se mostra bastante acirrada, segundo as pesquisas eleitorais.
Mas quem são esses nomes? Conheça os principais nomes e as sondagens iniciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Curitiba.
Candidatos a prefeito de São Paulo
Pesquisa >> Datafolha: com 29%, Russomanno lidera disputa em São Paulo. Covas tem 20%
A disputa pela prefeitura de São Paulo se concentra principalmente em quatro nomes.
O atual prefeito Bruno Covas busca sua primeira eleição, já que ele chegou ao posto como vice de João Doria, que assumiu como governador no ano passado.
Além dele, Celso Russomano é outro nome bastante conhecido do eleitorado. Ele é deputado federal e apresentador de TV conhecido justamente por suas matérias sobre defesa do consumidor. É tido por muitos como o candidato de Bolsonaro pela prefeitura de São Paulo.
Outro nome forte é o de Márcio França, que foi ex-governador do estado entre 2018 e 2019, quando Geraldo Alckmin deixou o cargo para disputar a presidência.
Já do lado da esquerda, a principal figura é Guilherme Boulos, do PSOL. Ele disputou a presidência em 2018 e agora surge como o nome mais forte da esquerda, à frente inclusive do PT, que lançou a candidatura de Jilmar Tatto, ainda quem sem muita força.
Outros nomes também aparecem nessa corrida, mas sem a mesma expressividade. É o caso de Joice Hasselmann, do PSL, que foi de aliada a oposição de Bolsonaro em poucos meses. A lista ainda conta a ex-tucana Andrea Matarazzo.
Candidatos a prefeito no Rio de Janeiro
Pesquisa >> Eduardo Paes sai na frente, aponta Ipesp
No Rio de Janeiro, a disputa pela prefeitura deve ser igualmente embolada.
A briga mesmo deve se concentrar entre o ex-prefeito Eduardo Paes e o atual, Marcelo Crivella.
Crivella tem do seu lado não só a máquina pública, mas também uma proximidade com o governo Bolsonaro, que é tida como uma grande vantagem.
Já Paes se aproveita das recentes denúncias contra o atual prefeito e da rejeição a ele para tentar ganhar força.
Além deles, o carioca ainda vai ter a petista Benedita da Silva na disputa, assim como outro presidenciável de 2018, o Cabo Daciolo.
Outros nomes conhecidos são Clarissa Garotinho, filha de Anthony e Roseana Garotinho, e Cristine Brasil, filha de Roberto Jefferson e que foi presa no começo de setembro suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção.
Candidatos a prefeito em Porto Alegre
Pesquisa >> Manuela D’Ávila lidera disputa pela prefeitura de Porto Alegre, aponta pesquisa
Na capital gaúcha, a situação também é bem enrolada.
Entre as favoritas está Manuela D’ávila, do PCdoB. Ela foi vice de Fernando Haddad, na chapa derrotada por Bolsonaro na eleição presidencial, e agora é o principal nome da esquerda em Porto Alegre.
E o seu maior trunfo é justamente o processo de impeachment que tramita na câmara municipal contra o prefeito Nelson Marchezan, seu principal rival nessas eleições.
Marchezan busca a reeleição, mas vai disputar em meio a esse pedido de afastamento. Ele foi denunciado por crime de responsabilidade pelo uso de mais de R$ 3 milhões do fundo municipal de saúde para pagar publicidade.
A disputa ainda tem Sebastião Melo, Gustavo Paim, o ex-prefeito José Fortunati e Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola.
Candidatos a prefeito em Belo Horizonte
Pesquisa >> Em Belo Horizonte, pesquisa aponta reeleição de Kalil no 1º turno
O cenário em Belo Horizonte parece um pouco mais tranquilo. O atual prefeito Alexandre Kallil desponta como o principal favorito.
Outro nome forte na capital mineira é do PSOL. A deputada federal Áurea Carolina disputou sua primeira eleição em 2016 e foi a mais vereadora mais votada de Belo Horizonte e agora vai disputar a prefeitura da cidade.
BH ainda vai ter Rodrigo Paiva, do Novo, Luísa Barreto, do PSDB e João Vitor Xavier, do Cidadania, entre os principais nomes.
Candidatos a prefeito em Curitiba
Pesquisa >> Pesquisa para prefeito mostra Greca bem à frente e segundo lugar indefinido
Curitiba também deve ter um cenário um pouco mais tranquilo para o atual prefeito. Rafael Greca busca a reeleição e já sai como o principal favorito.
Nas últimas semanas, vários dos seus principais opositores desistiram das candidaturas ou mesmo se aliaram a ele, o que fortaleceu ainda mais o candidato do Democratas.
Com isso, o principal nome de oposição a Greca deve ser do deputado estadual Fernando Francischini, do PSL, que vai contar com o apoio do PSDB na capital paranaense.
Além deles, disputam ainda o deputado estadual Goura, e João Arruda, sobrinho do ex-governador Roberto Requião e que já disputou a prefeitura em 2016.
Candidatos a prefeito em Salvador
Apoiado por ACM Neto, Bruno Reis é o principal nome na disputa pela prefeitura de Salvador. Ele é atualmente vice-prefeito da cidade e deve se beneficiar da alta aprovação do governo para sair na frente nessas eleições.
Pesquisa >> Em Salvador, candidato de ACM Neto lidera com 35% das intenções de voto
Pela frente, ele deve ter o pastor Sargento Isidório como principal opositor. O candidato do avante é deputado federal e teve justamente na sua irreverência seu maior trunfo.
A disputa ainda vai contar com Olívia Santana, que foi vereadora de Salvador por 10 anos e hoje é deputada estadual.
Auxílio Brasil: PT quer pagar benefícios sociais somente para quem se vacinar
Gestão da pandemia e retomada econômica: os desafios de Bruno Covas em São Paulo
DEM e PSDB esboçam 3ª via contra Bolsonaro e a esquerda em 2022
Eduardo Paes vai assumir o Rio com menos dinheiro e mais problemas. Veja os desafios
Deixe sua opinião