A primeira pesquisa sobre as eleições municipais em Curitiba, divulgada nesta terça-feira (6), pelo Ibope, trouxe não apenas os nomes nos quais o eleitor curitibano pretende votar, mas também nos que não votaria de forma alguma. Os dois candidatos com maior taxa de rejeição foram Fernando Francischini (PSL), com 21%, e Rafael Greca (DEM), com 20%.
RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp
Cada participante da pesquisa podia escolher até três nomes nos quais não votaria. Os demais postulantes à prefeitura foram citados por menos de 20% dos entrevistados (confira lista completa com os porcentuais de rejeição).
Na maioria dos extratos do levantamento (recortes por sexo, escolaridade, renda, entre outros) a diferença é pequena entre os candidatos. No entanto, é no recorte por escolaridade dos eleitores que se notam as maiores disparidades entre as respostas. Entre os entrevistados com até o ensino fundamental completo, o mais rejeitado foi Rafael Greca. Já entre os que têm ensino superior, a lógica se inverte, sendo Francischini o campeão de rejeição, com uma diferença de 13 pontos porcentuais.
Rejeição de Fernando Francischini (PSL) por escolaridade
- Ensino fundamental – 9%
- Ensino médio – 17%
- Ensino superior – 32%
Rejeição de Rafael Greca (DEM) por escolaridade
- Ensino fundamental – 17%
- Ensino médio – 22%
- Ensino superior – 19%
Na comparação por renda familiar, o jogo também oscila. Entre os entrevistados com renda mais elevada, a maior rejeição foi ao nome de Francischini, enquanto Greca foi mais rejeitado entre os participantes com menor renda.
Rejeição de Fernando Francischini (PSL) por renda familiar
- Até 2 salários mínimos – 14%
- Mais de 2 e menos de 5 salários mínimos – 24%
- Mais de 5 salários mínimos – 27%
Rejeição de Rafael Greca (DEM) por renda familiar
- Até 2 salários mínimos – 20%
- Mais de 2 e menos de 5 salários mínimos – 21%
- Mais de 5 salários mínimos – 18%
Entre homens e mulheres, as diferenças são mais discretas: 22% dos homens e 21% das mulheres não votariam em Francischini, enquanto 16% dos homens e 23% das mulheres não votariam em Greca.
Expectativa de vitória
A pesquisa também perguntou aos entrevistados: “Independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo Prefeito de Curitiba?”. Mesmo sendo um dos candidatos com maior índice de rejeição, Greca foi o nome citado por 59% dos participantes. Em segundo lugar, Francischini foi apontado como possível vencedor por 5% dos entrevistados.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro de 2020. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação PR - 08260/2020.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024