O juiz eleitoral Marco Vinicius Schiebel suspendeu, em caráter liminar, a divulgação da pesquisa de opinião de votos para prefeitura de Curitiba realizada pelo Instituto Opinião, que teria os resultados apresentados nesta quarta-feira (21). Essa já é a quarta pesquisa eleitoral barrada pela Justiça em Curitiba, a pedido dos partidos.
As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp
Na decisão mais recente, o juiz acatou representação feita pelo MDB, que contesta, entre outros pontos, a base de dados usada para a estratificação do eleitorado. Procurado pela Gazeta do Povo, o Instituto Opinião afirmou que já recorreu da liminar e “espera poder divulgar os resultados nos próximos dias”. Prevista para esta quinta-feira (22), a segunda pesquisa Ibope/RPC foi suspensa em decisão de primeira instância, a pedido do Podemos. O Ibope Inteligência informou que recebeu a notificação e já está recorrendo para liberar a divulgação. A primeira pesquisa do Ibope na capital paranaense, publicada no dia 6 de outubro, também chegou a sofrer pedido de impugnação pelo MDB, que não foi acatado pela Justiça.
A Real Time Big Data também divulgaria resultados sobre a corrida à prefeitura nesta segunda-feira (19), mas foi barrada a pedido do PDT. Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo, a empresa não quis comentar o caso.
Além da pesquisa suspensa nesta semana, o Instituto Opinião divulgaria os resultados do seu primeiro levantamento no dia 2 de outubro, mas teve a publicação suspensa pela Justiça também a pedido do MDB. A empresa afirma que recorreu da decisão e teve vitória na segunda instância, mas optou por não divulgar os resultados que, ao tempo da decisão final, já estariam “envelhecidos”.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024