Depois de vencer uma disputa interna no partido para ser candidato do PDT a prefeito de Curitiba, o deputado federal e ex-prefeito Gustavo Fruet anunciou neste sábado (12) a desistência da corrida eleitoral. Em um post publicado numa rede social, Fruet elencou cinco pontos - o mais sensível deles, dificuldades de financiamento - para explicar o abandono. "Não consegui viabilizar esses recursos com a devida antecedência. Não se improvisa, na minha fase, uma eleição majoritária desse porte".
Com a desistência de Fruet, já são quatro pré-candidatos que deixaram a disputa desde o início das convenções partidárias, que apontam quais são os candidatos de cada partido a concorrer aos cargos de prefeito e vereador. Além do ex-prefeito, Ney Leprevost (PSD), Luciano Ducci (PSB) e, mais recentemente, Luizão Goulart (Republicanos) abriram mão das candidaturas desde 31 de agosto, modificando o cenário inicialmente previsto de grande fragmentação para a disputa ao Palácio 29 de Março. Até o momento, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) é o maior beneficiado pelas desistências, colecionando os apoios do PSD, PSB e Republicanos.
Em seu texto, o ex-prefeito afirma que o atual modelo de financiamento das campanhas "evita alguns vícios, mas torna a participação mais excludente". "Já fui candidato e sei que são necessários recursos para estrutura mínima e profissional que exigem várias atividades prévias".
Fruet também alega que sua gestão frente à prefeitura, de 2013 a 2016, "contrariou interesses": "Hoje, a capital do Paraná está de volta às mãos dos 'donos da cidade'. Empresários que têm relação direta com a Prefeitura, dela se alimentam e contam com gestores quase como subordinados", escreveu.
A retirada de Fruet deve abrir espaço para a candidatura do deputado estadual Goura pelo PDT. Goura era um dos pré-candidatos do partido e retirou seu nome em agosto em favor de Fruet.
Veja a publicação em que Fruet anuncia sua desistência da disputa pela prefeitura de Curitiba:
- Por apoio ao governador, Republicanos desiste de candidatura de Luizão Goulart em Curitiba
- Luciano Ducci abre mão de candidatura e PSB vai apoiar Rafael Greca
- Ney confirma desistência e diz que Covid-19 atrapalhou processo eleitoral
- Pesquisa para prefeito mostra Greca bem à frente e segundo lugar indefinido
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024