Em uma eleição marcada pela ausência de debates entre os candidatos, por conta da pandemia da Covid-19, a Gazeta do Povo promoverá, entre os dias 3 e 6 de novembro, uma série de debates entre os oito candidatos melhor posicionados na última pesquisa Ibope/RPC (PR-01535/2020), no modelo um contra um, que vem adotando desde 2016.
As principais notícias do Paraná no seu whatsapp
Com a participação de representantes das campanhas dos oito candidatos convidados, foi realizado nesta segunda-feira, por meio de videoconferência, o sorteio dos confrontos e das datas de participação de cada concorrente, conforme regras estabelecidas em encontros anteriores, com representantes de todas as candidaturas. Foram convidados os oito candidatos melhores posicionados na pesquisa, utilizando como critério de desempate a menor taxa de rejeição do candidato apontada pela pesquisa. Primeiro colocado na pesquisa, o atual prefeito, Rafael Greca (DEM), declinou do convite para participar (leia abaixo).
De acordo com o sorteio, o debate da Gazeta do Povo será aberto, no dia 3, com o enfrentamento dos candidatos Goura (PDT) e João Arruda (MDB). No dia 4, participam Christiane Yared (PL) e Professora Samara (PSTU). Dia 5 é a vez de Professor Mocellin (PV) e Fernando Francischini (PSL). Os debates se encerram no dia 6 de novembro com o encontro de Dr. João Guilherme (Novo) com Carol Arns (Podemos).
Com início às 10 horas e transmissão ao vivo no site da Gazeta do Povo e nos canais de mídias sociais do jornal, os debates terão duas horas de duração, com cada candidato tendo a palavra por uma hora no total, utilizando este tempo para fazer perguntas e responder o adversário, como numa conversa, a respeito de temas de interesse da cidade e da campanha eleitoral.
Por questões de segurança, prevenindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus, os candidatos terão sua chegada à sede da Gazeta do Povo agendada para horários diferentes (com 15 minutos de intervalo) e só poderão estar acompanhados por um assessor. No estúdio em que ocorrerá o debate só permanecerão os candidatos, o mediador e a equipe técnica mínima necessária para a transmissão. Os candidatos ficarão a uma distância mínima de 1,5 m separados por um painel de acrílico.
Rafael Greca recusa convite para o debate
Horas antes do sorteio das datas e confrontos do debate, a campanha do prefeito Rafael Greca (DEM) enviou comunicado à Gazeta do Povo declinando do convite para o debate. “Por conta da agenda estabelecida para as últimas semanas de campanha, o prefeito Rafael Greca, candidato do DEM à reeleição, não participará do debate promovido pela Gazeta do Povo”, informou, em nota, a equipe do prefeito.
Greca já havia se ausentado do debate promovido pelo BandTV, no dia 4 de outubro, alegando questões de saúde. Depois de comunicar que não participaria do encontro, o prefeito acabou internado por complicações da Covid-19. Desta vez, no entanto, o prefeito alegou questões de agenda para se ausentar do debate.
Veja os confrontos dos debates da Gazeta do Povo
Terça (3), 10h
Goura (PDT) x João Arruda (MDB)
Quarta (4), 10h
Christiane Yared (PL) x Professora Samara (PSTU)
Quinta (5), 10h
Professor Mocellin (PV) x Fernando Francischini (PSL)
Sexta (6), 10h
Dr. João Guilherme (Novo) x Carol Arns (Podemos)
Metodologia da pesquisa Ibope em Curitiba
A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 805 eleitores de Curitiba entre 20 e 22 de outubro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PR-01535/2020.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024