Pesquisa Ibope para a prefeitura de Salvador (BA) mostra que o candidato Bruno Reis (DEM) lidera com folga a disputa à prefeitura da capital baiana. Ele aparece com 66% dos votos válidos, se elegendo ainda no primeiro turno. Reis é o atual vice-prefeito de Salvador. O atual prefeito, Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto, não pode mais se reeleger. Em segundo lugar na disputa está Major Denice Santiago (PT), com 17% dos votos. Os demais candidatos não chegam nem a 10% cada de votos válidos. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.
Os votos válidos não incluem votos brancos, nulos e indecisos. Os tribunais regionais eleitorais levam em consideração os votos válidos para definir o resultado da eleição. Para um candidato ganhar no primeiro turno, ele precisa de 50% mais um dos votos válidos.
- Bruno Reis (DEM) – 66%
- Major Denice Santiago (PT) – 17%
- Pastor Sargento Isidório (Avante) – 6%
- Olívia Santana (PCdoB) – 4%
- João Carlos Bacelar (Podemos ) – 3%
- Cezar Leite (PRTB) – 2%
- Hilton Coelho (Psol) – 1%
- Rodrigo Pereira (PCO) – 0%
- Celsinho Cotrim (Pros) – 0%
O Ibope também fez simulações de 2º turno entre o candidato e a candidata mais bem posicionados na pesquisa imediatamente anterior, ou seja, Bruno Reas e Major Denice. Mesmo em um eventual segundo turno, Bruno Reis venceria, com 63% dos votos:
- Bruno Reis: 63%
- Major Denice: 24%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Metodologia da pesquisa Ibope em Salvador
Sob encomenda da TV Bahia, o Ibope ouviu 805 eleitores de Salvador entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BA-06193/2020.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião