Fernanda Melchionna é a candidata do PSOL à prefeitura de Porto Alegre. Deputada federal pelo PSOL do Rio Grande do Sul, em 2018 teve mais de 114 mil votos e foi a mulher mais bem votada do estado.
O vice da chapa é o ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem Márcio Chagas da Silva, do mesmo partido. O PSOL formou coligação com o PCB e a Unidade Popular e terá cerca de 10 segundos em cada um dos blocos de propaganda eleitoral na rádio e televisão.
Após a oficialização da candidatura, Fernanda anunciou que pretende reverter as medidas tomadas pelo prefeito Nelson Marchezan (PSDB) na área de concessões e privatizações.
Vereadora mais votada em 2016, ela promete cortar 70% dos cargos em comissão e também criar um auxílio emergencial local, de R$ 600 mensais, destinado a famílias inscritas no Cadastro Único. A receita virá do combate à sonegação e da cobrança da dívida ativa do município. O PSOL terá 34 candidatos a vereador na capital gaúcha.
Na Câmara dos Deputados, Fernanda é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família e do Parlamento do Mercosul e também presidente da subcomissão de seguridade social da mulher.
Natural de Alegrete (RS), é formada em biblioteconomia pela UFRGS e é bancária licenciada do Banrisul.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024