João Derly é o candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos. O delegado Fernando Soares será o vice numa chapa puro-sangue.
Na convenção do partido, Derly disse que vai priorizar a geração de emprego e renda. "Sabemos que não se pode resolver tudo de uma vez, mas há problemas que não podem esperar meses por uma solução. É com esse objetivo que vamos para a disputa”, afirmou. O partido terá 52 candidatos a vereador.
Natural de Porto Alegre, Derly tem 39 anos e foi judoca profissional: ganhou duas medalhas de ouro nos campeonatos mundiais, em 2005 e 2007.
Após a carreira esportiva, Derly ingressou na política a convite de Manuela D’Ávila (PCdoB) e se filiou ao PCdoB. Foi eleito vereador em 2012 e deputado federal pelo Rio Grande do Sul em 2014.
Em 2015 passou para a Rede e em 2016 votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Em 2018 tentou a reeleição, sem sucesso, e trocou novamente de partido. Filiou-se ao PRB, atual Republicanos. No ano passado foi nomeado pelo governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), secretário estadual de Esporte e Lazer.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024