Sebastião de Araújo Melo é o candidato do MDB a prefeito de Porto Alegre. O vice na chapa é o advogado e vereador da capital gaúcha, Ricardo Gomes (DEM).
Melo nasceu em Piracanjuba, em Goiás, tem 59 anos, e mora em Porto Alegre desde 1978. É casado e tem dois filhos. Sempre esteve filiado ao MDB. Formado em Direito, já foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio Grande do Sul.
Em 2000, elegeu-se pela primeira vez vereador de Porto Alegre, reelegendo-se em 2004 e em 2008. Na Câmara Municipal destaca-se pela defesa de causas coletivas. É vereador de poucos projetos porque acredita que uma das principais atribuições do legislativo é o trabalho de fiscalização. É autor da lei da retirada gradativa das carroças das ruas de Porto Alegre num prazo de oito anos, através da transposição destes trabalhadores para outras atividades produtivas.
Em 2007 e 2008 foi presidente da Câmara Municipal. Após o terceiro mandato como vereador, Melo, em 2012, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre. Quatro anos mais tarde, foi candidato à prefeitura, mas perdeu no segundo turno pelo atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior. Em 2018 elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupa atualmente.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião