Os resultados das eleições de 2020 apontam que, apesar de terem encolhido na comparação com 2016, o MDB e o PSDB são os partidos que irão governar as maiores populações a partir do ano que vem. Em número absoluto de prefeituras, o MDB é líder (conquistou 782 Executivos municipais), enquanto o PSDB está em quarto lugar (com 519 prefeituras).
No caso dessas duas legendas, portanto, houve queda no número absoluto de prefeituras conquistadas (-264 para o MDB, e -285 para o PSDB) mas, ainda assim, representantes desses partidos comandam cidades populosas. Os dois foram os partidos que mais venceram em capitais (5 foram conquistadas pelo MDB e 4 pelo PSDB) e em cidades com mais de 200 mil eleitores (17 são do PSDB e 16, do MDB).
Também conquistaram as prefeituras de cidades populosas partidos de centro, como DEM, PSD e PP. Os três estão entre os cinco partidos que mais venceram as eleições para prefeito em 2020: conquistaram 464, 654 e 683 prefeituras, respectivamente.
Sobe e desce dos partidos
Outro partido de centro, o PL, teve aumento no número de prefeituras comandadas, mas conquistou cidades menores. O partido irá comandar 341 Executivos em 2021, contra 299 conquistados na eleição passada. Fenômeno semelhante aconteceu com PSL, Avante e Podemos – que cresceram, mas tiveram vitórias em municípios menores. O PSL, por exemplo, não venceu em nenhuma cidade com mais de 200 mil eleitores.
Já partidos como o PDT e o PSB conquistaram cidades relativamente populosas, mas tiveram queda no número de prefeituras conquistadas entre 2016 e 2020. Um caso emblemático é o do PT: o partido regrediu e, pela primeira vez na história, não comandará nenhuma capital.
Auxílio Brasil: PT quer pagar benefícios sociais somente para quem se vacinar
Gestão da pandemia e retomada econômica: os desafios de Bruno Covas em São Paulo
DEM e PSDB esboçam 3ª via contra Bolsonaro e a esquerda em 2022
Eduardo Paes vai assumir o Rio com menos dinheiro e mais problemas. Veja os desafios