Pelo menos seis países na Europa e América do Norte devem registrar atos de 7 de setembro em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, organizam manifestações nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha.
Nos países da América do Norte, a maioria das passeatas está programada para 5 de setembro, uma segunda-feira, data em que será comemorado o Dia do Trabalhador nos dois países citados. Os organizadores informam que os atos podem ocorrer em Toronto, no Canadá, e em Boston, Nova York, Margate, Orlando, Miami, Atlanta, Dallas (em 4 de setembro), Los Angeles e Washigton DC, nos Estados Unidos. Vários deles, porém, ainda constam como a confirmar.
Na Europa, brasileiros que apoiam o candidato do PL devem realizar atos no dia 7 de Setembro em Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra) e Bonn (Alemanha), segundo a última atualização da lista de manifestações fora do país.
Matéria da Gazeta do Povo mostrou que a convocação para os atos foi feita por Bolsonaro durante o evento de oficialização de candidatura, em 24 de julho. "Convoco todos vocês, agora, para que todo mundo vá às ruas pela última vez no 7 de setembro. Estes poucos surdos de 'capa preta' têm que entender o que é a voz do povo", afirmou Bolsonaro, em crítica velada a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
No Brasil, o presidente deve participar dos atos em Brasília, São Paulo e a campanha ainda avalia a possibilidade de ir ao Rio de Janeiro. A participação do presidente é vista como uma forma de engajar o eleitorado a menos de um mês do primeiro turno da eleição, marcado para 02 de outubro.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião