Pelo menos seis países na Europa e América do Norte devem registrar atos de 7 de setembro em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, organizam manifestações nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha.
Nos países da América do Norte, a maioria das passeatas está programada para 5 de setembro, uma segunda-feira, data em que será comemorado o Dia do Trabalhador nos dois países citados. Os organizadores informam que os atos podem ocorrer em Toronto, no Canadá, e em Boston, Nova York, Margate, Orlando, Miami, Atlanta, Dallas (em 4 de setembro), Los Angeles e Washigton DC, nos Estados Unidos. Vários deles, porém, ainda constam como a confirmar.
Na Europa, brasileiros que apoiam o candidato do PL devem realizar atos no dia 7 de Setembro em Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Londres (Inglaterra) e Bonn (Alemanha), segundo a última atualização da lista de manifestações fora do país.
Matéria da Gazeta do Povo mostrou que a convocação para os atos foi feita por Bolsonaro durante o evento de oficialização de candidatura, em 24 de julho. "Convoco todos vocês, agora, para que todo mundo vá às ruas pela última vez no 7 de setembro. Estes poucos surdos de 'capa preta' têm que entender o que é a voz do povo", afirmou Bolsonaro, em crítica velada a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
No Brasil, o presidente deve participar dos atos em Brasília, São Paulo e a campanha ainda avalia a possibilidade de ir ao Rio de Janeiro. A participação do presidente é vista como uma forma de engajar o eleitorado a menos de um mês do primeiro turno da eleição, marcado para 02 de outubro.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião