O partido Avante confirmou, neste sábado, em Belo Horizonte, a candidatura do deputado federal André Janones (MG) para a Presidência da República. Ele é o terceiro candidato oficial na disputa pela corrida presidencial, após Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) oficializarem as candidaturas nesta semana. Jair Bolsonaro oficializa a candidatura neste domingo (24) no Rio de Janeiro e o MDB deve lançar Simone Tebet na próxima quarta (27).
O parlamentar abriu mão do seu primeiro mandato como deputado federal para se lançar pela primeira vez à Presidência da República. Ele se apresenta como candidato da terceira via, apesar de rejeitar o termo, e critica a polarização entre Lula e Bolsonaro - que lideram as mais recentes pesquisas de intenção de voto.
Janones foi o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais nas eleições de 2018. O advogado mineiro de 38 anos ficou conhecido por ser uma das lideranças na greve dos caminhoneiros. Na Câmara dos Deputados, Janones ganhou destaque por defender pautas relacionadas ao Auxílio Emergencial na pandemia e foi alvo de um processo no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro ao dizer que iria revelar os “canalhas” da Casa. Ele acabou sendo absolvido após pedir desculpas aos colegas.
Além de confirmar a candidatura de Janones, os filiados do Avante aprovaram também neste sábado a lista de candidatos mineiros a deputado federal e estadual e uma coligação com o governador Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição no governo de Minas Gerais.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024