João Roma, deputado federal, é o candidato do PL ao governo da Bahia e conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para tentar alavancar a campanha no estado. Com apoio de PMB e Pros, Roma terá como vice a médica Leonídia Umbelina (PMB) e a candidata ao Senado da chapa será a Dra. Raíssa (PL). A candidatura de Roma foi aprovada em convenção do PL em 23 de julho.
Nos últimos quatro anos, Roma foi um dos principais líderes do Governo dentro da Câmara dos Deputados e foi nomeado ministro da Cidadania em fevereiro de 2021, permanecendo no cargo até março de 2022. No posto, liderou ações como o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar Alimenta Brasil e implementação do Auxílio Brasil.
O deputado federal busca na nacionalização da eleição baiana uma oportunidade de enfraquecer a candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que tem se mantido afastado da disputa entre PL e PT.
"Ele (ACM Neto) não sabe se é carne ou se é peixe. Eu, por exemplo, não estarei ao lado do PT. Não dá para dizer que vai sentar com quem for", declarou Roma em entrevista à Rádio Excelsior.
Mas antes de disputarem a eleição pelo governo da Bahia, Roma e ACM Neto trabalharam juntos na Prefeitura de Salvador. Entre 2013 e 2018, o deputado federal foi chefe de gabinete do prefeito e deixou o cargo para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A ligação de Roma com a política começou com o avô, também João Roma, que foi três vezes eleito deputado federal pelo estado de Pernambuco nas décadas de 1950 e 1960.
Antes de trabalhar na Prefeitura de Salvador, Roma, que é formado em direito, foi assessor do governo de Pernambuco entre 1991 e 1994, durante o mandato de Joaquim Francisco Cavalcanti. Após esse período, deixou Pernambuco para ocupar cargos no Governo Federal. Foi assessor do Ministério da Administração e Reforma do Estado (de 1995 a 1998), delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste (1999 a 2002) e chefe do escritório da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em Salvador (2002 a 2004).
Ficha do candidato
- Nome: João Roma
- Vice: Leonídia Umbelina (PMB)
- Partido: PL
- Idade: 49 anos
- Data de nascimento: 17/11/1972
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Recife/PE
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia