Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia neste domingo (30), com 52,78% dos votos. Ele venceu ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador, que teve 47,22% dos votos.
O novo governador quase venceu a eleição no primeiro turno, ocasião em que fez 49,33% dos votos, desbancando o favoritismo de ACM Neto (que teve 40,88% dos votos válidos). O resultado deixou o candidato do União Brasil em posição difícil: ao mesmo tempo em que precisava buscar votos junto a eleitores de Jair Bolsonaro (PL), ACM não podia declarar apoio explícito ao presidente, sob risco de perder eleitores.
O candidato apoiado pelo presidente, o ex-ministro João Roma (PL), teve 9,08% dos votos no primeiro turno.
Enquanto isso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoia Jerônimo, fez 69,73% dos votos no primeiro turno na Bahia, e x% no segundo turno. O candidato petista, antes visto como "azarão" na disputa, por ser pouco conhecido, conseguiu despontar com o apoio de Lula e do atual governador, Rui Costa, que também é do PT.
A campanha para o governo da Bahia foi marcada por polêmicas envolvendo ACM Neto. O candidato foi criticado por ter declarado à Justiça Eleitoral que era pardo. Depois, eleitores apontaram que ele havia feito bronzeamento artificial após uma aparição na TV – fato negado pelo candidato.
Jerônimo, de outro lado, deixou de participar de debates no segundo turno, em uma estratégia para evitar desgastes.
Quem é Jerônimo Rodrigues
Engenheiro agrônomo formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Jerônimo disputou sua primeira eleição em 2022. O governador eleito é filho de agricultores familiares, e deixou o interior do estado na adolescência para fazer faculdade em Salvador.
Jerônimo foi professor universitário e ingressou na política em 2007. Na ocasião, assumiu o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, no mandato de Jaques Wagner (PT) como governador.
Durante a gestão de Dilma Rousseff (PT) na Presidência, o governador eleito foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário. Em 2018, foi nomeado secretário estadual de Educação do governo de Rui Costa.
Veja neste link o plano de governo protocolado pelo candidato eleito na Justiça Eleitoral.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião