Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes é o candidato do PDT à Presidência da República em 2022. Seu nome foi aprovado em convenção nacional do partido em 20 de julho, tendo a correligionária Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador, como vice na chapa.
Ciro, que cresceu em Sobral (CE), é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou sua carreira política em 1983, quando elegeu-se deputado estadual, na época pelo Partido Democrático Social (PDS), mesmo partido de seu pai, que era prefeito em Sobral. Após a eleição, ele se filiou ao PMDB (atual MDB). Em 1989, assumiu a prefeitura de Fortaleza, mas deixou o cargo 15 meses depois para disputar a eleição de governador do Ceará pelo PSDB, tendo sido eleito em 1990.
Ciro foi o sucessor do tucano Tasso Jereissati e, no governo cearense, deu prosseguimento à política de equilíbrio fiscal de seu antecessor, com mais atenção a políticas sociais, principalmente na educação.
Ciro também trabalhou no governo federal em duas gestões. Foi ministro da Fazenda por quatro meses em 1994, no fim da Presidência de Itamar Franco. Mas não compôs o governo de Fernando Henrique Cardoso, mesmo sendo filiado ao PSDB naquela época.
Já no governo Lula, entre 2003 e 2006, foi ministro da Integração Nacional, sendo responsável pela obra de transposição do Rio São Francisco. Nos anos seguintes, foi deputado federal por um mandato e secretário de Saúde do Ceará.
Ciro Gomes já concorreu três vezes à Presidência da República. A primeira foi em 1998, pelo PPS (atual Cidadania), quando obteve 10% dos votos, ficando em terceiro lugar, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Fernando Henrique Cardoso, reeleito no primeiro turno.
Na eleição seguinte, Ciro lançou-se novamente como candidato a presidente, de novo pelo PPS. Naquela vez ficou em quarto lugar, com 12% dos votos.
Anos depois, em 2018, Ciro, já filiado ao PDT, obteve o mesmo percentual de votos, o que lhe rendeu o terceiro lugar na disputa presidencial que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.
Desde então, Ciro vem fazendo oposição ao governo Bolsonaro, sendo um dos críticos mais ferrenhos do presidente. O ex-juiz Sergio Moro e o ex-presidente Lula também são alvos constantes de Ciro.
Ficha do candidato
- Nome: Ciro Gomes
- Vice: Ana Paula Matos (PDT-BA)
- Partido: PDT
- Idade: 64 anos
- Data de nascimento: 06/11/1957
- Ocupação: Advogado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Pindamonhangaba/SP
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento