Luiz Felipe d’Avila é o candidato à Presidência da República em 2022 pelo Novo. Concorrendo pela primeira vez a um cargo público, o empresário se apresenta como uma opção de centro e tem o deputado federal Tiago Mitraud como vice na chapa.
Formado em ciência política pela Universidade Americana em Paris, na França, d'Avila também é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School, dos Estados Unidos. Em 2008, fundou o Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de líderes políticos.
D’Avila é neto do ex-deputado federal João Pacheco Chaves (MDB-SP), já falecido, que presidiu o extinto Instituto Brasileiro do Café e foi secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Outro político da família é o irmão, o deputado estadual por São Paulo Frederico d’Avila (PSL), que é aliado do governo Bolsonaro. Felipe d'Avila também é primo da ex-deputada Manuela d’Avila (PCdoB).
No Novo, o candidato encabeça um projeto político que tem a missão de reduzir as divisões internas da sigla. Desde 2020, integrantes do partido vinham apontando divergências sobre posicionamentos e as escolhas das candidaturas para 2022. Seu nome arrefeceu essa divisão.
Ao se colocar como pré-candidato e, depois, escolhido candidato, d’Avila afirmou que vem para “romper com o populismo de direita e de esquerda". De acordo com ele, a polarização só será esvaziada com a retomada do diálogo entre os políticos.
Ficha do pré-candidato
- Nome: Luiz Felipe d'Avila
- Vice: Tiago Mitraud (Novo)
- Partido: Novo
- Idade: 59 anos
- Data de nascimento: 24/08/1963
- Ocupação: Cientista político
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado civil: Casado
Deixe sua opinião