José Maria Eymael, que se apresentará nas urnas como Constituinte Eymael, disputa a Presidência da República pela sexta vez como candidato do DC (Democracia Cristã). Seu vice é João Barbosa Bravo, conhecido como Professor Bravo, pelo mesmo partido.
Presidente nacional do DC, Eymael concorreu em uma eleição pela primeira vez em 1985, disputando a prefeitura de São Paulo, mas não teve sucesso. Naquele ano foi lançado seu clássico jingle de campanha (“Ey, Ey, Eymael, um democrata cristão”), usado até hoje.
Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Participou da Assembleia Nacional Constituinte, tendo 145 propostas aprovadas. Depois, em 1990, foi reeleito deputado federal pelo mesmo estado.
Após deixar a Câmara, em 1995, não ocupou mais cargos públicos. Vem, desde então, se candidatando à Presidência -- obteve 41.710 votos (0,04%) na última eleição em 2018, ficando em penúltimo lugar no primeiro turno.
Na iniciativa privada, atua como advogado com especialização em Direito Tributário. Também é empresário, com negócios nas áreas de marketing, comunicação e informática.
É casado, pai, avô e bisavô.
Ficha do pré-candidato
- Nome: José Maria Eymael
- Vice: João Barbosa Bravo (DC)
- Partido: DC
- Idade: 82 anos
- Data de nascimento: 02/11/1939
- Ocupação: Empresário
- Grau de instrução: Graduação em Direito
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Porto Alegre (RS)
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia