A senadora Simone Tebet é candidata à Presidência da República pelo MDB. Seu nome foi aprovado em convenção nacional do partido em 27 de julho com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como vice na chapa.
Atualmente líder da bancada feminina no Senado, Tebet entrou para a política em 2002 como deputada estadual do Mato Grosso do Sul. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a advogada e professora universitária também foi prefeita de Três Lagoas, sua cidade natal, e vice-governadora do Mato Grosso do Sul, antes de ser eleita como senadora em 2014.
No Senado, tornou-se a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, função que exerceu entre 2019 e 2020. Em 2021, ganhou projeção midiática por seu trabalho na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investigou as ações do governo federal em resposta à pandemia.
Foi sua atuação na CPI que a colocou no radar para disputar a Presidência da República em 2022. Além dela, entre as mulheres, também concorrem ao cargo Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
A pré-candidatura de Tebet foi oficializada pelo MDB em dezembro de 2021, com apoio do ex-presidente Michel Temer.
Ficha da pré-candidata
- Nome: Simone Tebet
- Vice: Mara Gabrilli (PSDB-SP)
- Partido: MDB
- Idade: 51 anos
- Data de nascimento: 22/02/1970
- Ocupação: advogada
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: Três Lagoas/MS
Deixe sua opinião