Soraya Thronicke é senadora e candidata do União Brasil à Presidência da República. A parlamentar foi a escolha do partido após a desistência do deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) de se candidatar ao cargo. O economista, ex-deputado federal e ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra foi anunciado como vice na chapa.
A senadora defende um governo de economia liberal e pautado sem distinção para esquerda ou direita. "Os problemas da população não diferem se a pessoa é de direita ou de esquerda. A intenção é falar para todos os brasileiros e brasileiras", declarou Thronicke durante evento para o lançamento da candidatura.
Com a candidatura de Thronicke, pela primeira vez na história das eleições no Brasil, a disputa presidencial conta com quatro mulheres concorrentes – Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) também concorrem ao cargo.
A carreira política de Thronicke começou em 2018, quando foi eleita senadora pelo PSL no Mato Grosso do Sul, com 373.712 votos. A parlamentar iniciou o mandato na base governista, sendo nomeada vice-líder do Governo na Casa. Em 2019, apresentou um projeto de lei para a criação de um programa de TV com veiculação obrigatória e que divulgasse as ações do governo federal.
Mas a relação entre a senadora e a base governista já não é mais a mesma. A parlamentar decidiu permanecer no PSL, após a saída do presidente Jair Bolsonaro (PL) do partido, e durante a CPI da Covid foi uma das principais críticas a condução do governo no combate à doença.
Thronicke é advogada e sócia de um escritório de advocacia em Campo Grande, atuando na área de Direito de Família e Sucessões. A senadora tem especialização nos segmentos de Direito Empresarial e Direito Tributário.
Ficha da candidata
- Nome: Soraya Thronicke
- Vice: Marcos Cintra (União Brasil)
- Partido: União Brasil
- Idade: 49 anos
- Data de nascimento: 01/06/1973
- Ocupação: Advogada
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casada
- Município de nascimento: Dourados/MS