Decisão da ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou pedido feito pelo campanha de Luiz Inácio Lula da Silva e determinou que sejam removidas das redes sociais postagens que atribuem ao ex-presidente e candidato petista a intenção de "eliminar o agronegócio" caso seja eleito. A decisão é liminar e ainda será analisada pelo plenário da Corte.
No despacho, Cármen Lúcia escreve que as postagens "apresentam conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida, como atestado pelas agências de checagem de informação e de imprensa, não se respalda nos dados de fato". Ainda segundo a magistrada, "não se cuidam de críticas políticas ou legítima manifestação de pensamento. O que se tem é divulgação de mensagem sabidamente inverídica em ofensa à imagem do candidato com inegável desinformação do eleitor".
A argumentação da campanha petista para solicitar a remoção é de que as informações já foram previamente desmentidas e são propagadas em uma ação coordenada para distorcer a opinião e a percepção do eleitorado sobre o candidato.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião