Capitão Wagner é o candidato do União Brasil ao governo do Ceará. Wagner tenta quebrar uma hegemonia de 16 anos dos partidos de esquerda no estado e vencer a primeira eleição majoritária na carreira política.
O deputado federal conta com uma coligação de sete partidos, entre eles o PL do vice-governador na chapa Raimundo Matos e do presidente da República, Jair Bolsonaro. A tendência é que Bolsonaro esteja presente durante a campanha de Capitão Wagner, um dos principais candidatos da direita nos estados do Nordeste.
Dentre as propostas elencadas pelo candidato no plano de governo está a criação de um programa para a erradicação da pobreza denominado Auxílio Ceará, em alusão ao Auxílio Brasil do Governo Federal. O projeto utilizaria recursos o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), do Governo do Estado.
"A gente vai usar o Fecop integralmente para combater a pobreza. Nossa ideia é tanto criar um 'Auxílio Ceará', um programa parecido com o Auxílio Brasil, pra assistir as famílias com cerca de 100 reais mensalmente. A cada mês, a gente pode ampliar em 10 mil famílias esse recebimento de cem reais, e também vamos estimular os alunos que estão na rede pública de ensino com uma bolsa que vai ser paga nesse valor", declarou o deputado em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.
A carreira política de Capitão Wagner começou em 2011, quando liderou um motim das forças de segurança do estado por seis dias. O levante foi realizado próximo às festividades de Ano Novo, sendo que Fortaleza é um dos principais destinos do turismo nacional nessa época. Com o movimento da PM, uma onda de crimes foi registrada e a então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), atendeu ao pedido do governador do Ceará, Cid Gomes (PDT), para enviar tropas da Força Nacional para socorrer o estado.
A liderança no motim da PM deu projeção a Capitão Wagner, que foi eleito vereador em Fortaleza em 2012, deputado estadual em 2014 e deputado federal em 2018, sendo o mais votado para esses cargos em todas as eleições. O parlamentar ainda tentou por duas vezes ser eleito prefeito de Fortaleza. Em 2016, contra Roberto Cláudio, foi derrotado no segundo turno por 90 mil votos. Quatro anos depois, foi derrotado no segundo turno para José Sarto (PDT) por uma diferença de cerca de 40 mil votos.
Ficha do candidato
- Nome: Capitão Wagner
- Vice: Raimundo Matos (PL)
- Partido: União Brasil
- Idade: 43 anos
- Data de nascimento: 21/01/1979
- Ocupação: Deputado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: São Paulo (SP)
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião