Elmano de Freitas é advogado e candidato do PT ao governo do Ceará. Ele conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a disputa pelo Palácio da Abolição.
A candidatura de Elmano foi lançada após um racha entre o PT e o PDT no estado, após os pedetistas decidirem apoiar o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) em detrimento da governadora Izolda Cela (PDT).
Essa divisão também foi vista nos municípios cearenses, com 120 dos 184 prefeitos do estado tendo declarado apoio a candidatura de Elmano, incluindo 33 chefes do executivo municipal filiados ao PDT.
Entre as propostas defendidas por Elmano no plano de governo estão investimento na infraestrutura do estado, como a conclusão do Anel Viário na Região Metropolitana de Fortaleza e a ampliação do programa Ceará de Ponta a Ponta, que prevê a melhora na pavimentação das rodovias estaduais.
"Vou continuar esse programa Ceará de Ponta a Ponta, garantir pavimentação de qualidade porque a infraestrutura é muito importante, inclusive para a comodidade na área da saúde, para as pessoas serem transportadas quando precisarem, para a produção e para a circulação de mercadorias", declarou Elmano em entrevista ao Diário do Nordeste.
A trajetória política de Elmano começou em 2005, quando foi nomeado pela prefeita de Fortaleza à época, Luizianne Lins (PT), como secretário da Educação. Após participar dos dois mandatos da colega de partido, foi lançado como candidato pelo partido ao cargo em 2012, mas foi derrotado no segundo turno por Roberto Cláudio.
Dois anos depois, foi eleito para o primeiro de dois mandatos consecutivos como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Elmano ganhou projeção ao ser relator da CPI do Motim, que investigou a participação de associações militares em motins realizados pela Polícia Militar do Ceará.
Elmano também tentou por mais duas vezes ser eleito para cargos executivos. Em 2016, foi vice na chapa de Luizianne Lins para a Prefeitura de Fortaleza, mas a dupla não conseguiu chegar ao segundo turno daquela eleição. Quatro anos depois, o advogado foi candidato a prefeito de Caucaia e não conseguiu disputar o segundo turno do pleito.
Ficha do candidato
- Nome: Elmano de Freitas
- Vice: Jade Romero (MDB)
- Partido: PT
- Idade: 52 anos
- Data de nascimento: 12/04/1970
- Ocupação: Deputado
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Baturité (CE)