Roberto Cláudio é médico e candidato do PDT ao governo do Ceará. Após dissidências internas do partido e também entre as legendas de esquerda no estado, Cláudio foi o nome escolhido para a disputa.
Cláudio conta com apoio do presidenciável Ciro Gomes (PDT), que preferiu lançar o ex-prefeito de Fortaleza em detrimento da governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), que foi eleita vice na chapa de Camilo Santana (PT). O movimento fez com que o PT decidisse lançar candidatura própria ao Palácio da Abolição, acirrando a disputa entre as legendas da esquerda no estado.
A chapa do ex-prefeito de Fortaleza ainda enfrentou uma derrota na Justiça. Após a ala do senador Tasso Jereissati (PSDB) declarar apoio tucano a Cláudio, o ex-senador Chiquinho Gonzaga (PSDB) conseguiu vitória no TSE para anular a aliança e validar a convenção do partido que aclamou aliança da legenda com a candidatura de Elmano de Freitas (PT) para o Palácio da Abolição.
Entre as propostas defendidas por Cláudio no plano de governo se destacam os investimentos previstos na educação de jovens carentes com foco na inserção desses adolescentes no mercado de trabalho.
A carreira política de Cláudio começou em 2006, quando foi eleito deputado estadual com 21.283 votos. Quatro anos depois foi reeleito com 68.469 votos e em 2011 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.
Deixou o cargo em 2012 para se candidatar à Prefeitura de Fortaleza, disputa que venceu Elmano de Freitas no segundo turno. Cláudio foi reeleito prefeito em 2016, após nova vitória no segundo turno, dessa vez contra Capitão Wagner. Ao deixar o cargo em 2020, o pedetista conseguiu ajudar na eleição do aliado Jose Sarto (PDT) na capital cearense.
Ficha do candidato
- Nome: Roberto Cláudio
- Vice: Domingos Filho (PSD)
- Partido: PDT
- Idade: 47 anos
- Data de nascimento: 15/08/1975
- Ocupação: Médico
- Grau de Instrução: Superior completo
- Estado Civil: Casado
- Município de nascimento: Fortaleza (CE)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo