O deputado estadual Elmano de Freitas (PT) está eleito governador do Ceará. Com 99,75% de urnas apuradas, o petista conquistou 53,98% dos votos. O resultado contradisse pesquisas mais recentes que apontavam chance de 2º turno. A disputa para o governo cearense teve em segundo colocado o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31,75% de votos.
O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), apoiado pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), ficou na terceira colocação, com 14,15% dos votos. Votos em branco e nulos somaram 7,55% e a abstenção alcançou 17,45%
Freitas é advogado e iniciou sua trajetória política em 2005, quando foi nomeado secretário da Educação de Fortaleza. Após participar de dois mandatos de Luizianne Lins (PT), foi lançado como candidato ao cargo em 2012, mas foi derrotado no segundo turno por Roberto Cláudio.
Dois anos depois, foi eleito para o primeiro de dois mandatos consecutivos como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Elmano ganhou projeção ao ser relator da CPI do Motim, que investigou a participação de associações militares em motins realizados pela Polícia Militar do Ceará.
Elmano também tentou por mais duas vezes ser eleito para cargos executivos. Em 2016, foi vice na chapa de Luizianne Lins para a Prefeitura de Fortaleza, mas a dupla não conseguiu chegar ao segundo turno daquela eleição. Quatro anos depois, o advogado foi candidato a prefeito de Caucaia e não conseguiu disputar o segundo turno do pleito.
Veja a seguir o resultado de todos os candidatos ao governo do estado com 99,75% das urnas apuradas:
- Elmano de Freitas (PT) - 53,98%
- Capitão Wagner (União Brasil) - 31,75%
- Roberto Cláudio (PDT) - 14,15%
- Chico Malta (PCB) - 0,06%
- Serley Leal (UP) - 0,04%
- Zé Batista (PSTU) - 0,03%
- Branco - 3,12%
- Nulo - 4,43%
Deixe sua opinião