Entre os dias 3 a 9 de outubro, a emissão foi suspensa, sendo retomada a partir desta segunda (10) pela Justiça Eleitoral. A emissão é gratuita e feita pela internet| Foto: Comunicação TSE
Ouça este conteúdo

Os eleitores que foram às urnas no primeiro turno destas eleições já podem emitir a certidão de quitação eleitoral pela internet, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e pelo aplicativo e-Título. Entre os dias 3 a 9 de outubro a emissão foi suspensa, assim como ficará entre os dias 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno.

CARREGANDO :)

Os eleitores que não foram votar, mas justificaram a ausência também estão aptos a emitir o documento. Já aqueles que foram convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar como mesários devem ter comparecido ao dia de votação ou ter pago as multas aplicadas para emitir a certidão.

A certidão de quitação eleitoral é gratuita e serve para comprovar que o cidadão não possui pendências na Justiça Eleitoral. Sem ela, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concursos públicos, de ser investido ou tomar posse em cargos públicos, receber salário de função ou emprego público, entre demais vedações.

Publicidade

Passo-a-passo para emitir a certidão de quitação eleitoral pela internet

No Portal do TSE, clique em “Certidão de quitação”, no lado direito da página, e em seguida preencha com os dados pessoais e clique em “Emitir”. Alguns segundos após o preenchimento, a certidão de quitação eleitoral será gerada sem custos. Após emitir o documento, será preciso validá-lo. Para isso, no mesmo menu clique em “Validar Documentos” e preencha com os dados solicitados.

Já pelo aplicativo e-Título, selecione o menu “Mais Opções”, e depois “Quitação Eleitoral”. A certidão aparecerá automaticamente, caso o eleitor esteja sem pendências com a Justiça Eleitoral.