A votação para presidente nas eleições brasileiras já começou neste sábado (1º) para os eleitores que moram na Nova Zelândia. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira seção foi aberta às 8h do domingo no país da Oceania – 16h deste sábado no horário de Brasília. A votação por lá termina às 17h no horário local, 1h de domingo (2) no horário de Brasília.
Os horários de abertura das sessões eleitorais para brasileiros residentes no exterior seguirão a mesma regra utilizada pelo TSE no Brasil, abrindo às 8h e se encerrando às 17h. Os resultados serão enviados para a sala de totalização do tribunal e somados aos votos computados em território nacional.
O Código Eleitoral brasileiro prevê a criação de pontos de votação em locais onde haja, no mínimo, 30 eleitores cadastrados. Para estes eleitores, a única opção de voto é para presidente e vice-presidente da república. Não há a possibilidade de voto para deputados, senadores, governadores, vereadores e prefeitos para quem não está no território brasileiro.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024