Em comício realizado no fim da tarde desta quarta-feira (24), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores a participarem dos atos do Dia da Independência, a ser comemorado no próximo dia 7 de setembro – data marcada pela celebração do bicentenário da Independência do país.
Matéria da Gazeta do Povo mostrou que no evento de oficialização de sua candidatura, em 24 de julho, Bolsonaro já havia mencionado a importância da participação de seus apoiadores nos atos. Movimentos de rua conservadores organizam manifestações para a data em diversas cidades do país. Também no exterior, pelo menos seis países na Europa e América do Norte devem registrar atos de 7 de setembro organizados por apoiadores do presidente.
“Peço a todos vocês que no próximo dia 7 de setembro, quando estaremos comemorando 200 anos da nossa independência, quando estaremos também comemorando uma eternidade de liberdade pela frente, compareçam a esse movimento com verde e amarelo para darmos um respaldo àqueles que querem realmente continuar dizendo que o Brasil é de vocês”, disse Bolsonaro durante o comício desta quarta.
Esta é a terceira vez em menos de duas semanas que o presidente cumpre agenda de campanha no estado mineiro, com o objetivo de melhorar o desempenho no segundo maior colégio eleitoral do país, com 10,4% do total de eleitores brasileiros segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bolsonaro chegou ao local do comício após deslocamento em uma motociata na qual participaram cerca de quatro mil motoqueiros, segundo a organização do evento. Na Praça da Liberdade, após discursos de apoiadores e a entoação do hino nacional, o presidente discursou. Em sua fala, disse que seu governo teve bom desempenho mesmo frente a desafios como a pandemia, a seca e a guerra entre Rússia e Ucrânia; e destacou a queda do desemprego, a redução do preço dos combustíveis, o aumento do valor do Auxílio Brasil e a flexibilização do acesso a armamentos.
Também participaram do ato apoiadores de Bolsonaro no estado, como os deputados federais Cabo Junio Amaral (PL-MG) e Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), os deputados estaduais Sargento Rodrigues (PL) e Coronel Sandro (PL), e o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL).
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião