O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito ao cargo com 53,8% dos votos válidos neste domingo (30). Ele disputou o segundo turno com Carlos Humberto Manato (PL), que terminou a eleição com 46,2%. Brancos e nulos somaram 141.041% na eleição capixaba.
Com 100% das urnas apuradas, Casagrande derrotou o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e passará mais quatro anos à frente do governo capixaba. O resultado confirma o desempenho do primeiro turno, em que ele terminou a disputa do 46,94% dos votos contra 38,48% do adversário.
"É com muita alegria que recebo a decisão do povo capixaba que votou pela minha recondução ao cargo de Governador do Espírito Santo. Muito obrigado. Venceu a vida!", declarou Casagrande nas redes sociais após o resultado.
Renato Casagrande fez uma campanha praticamente neutra e sem colar com a disputa presidencial, embora tenha participado de alguns eventos ligados a Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT – seu partido, o PSB, faz parte da coligação nacional. Com esta eleição, o político vai para o terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta, que já ocupou entre os anos de 2011 e 2015. Ele também foi vice entre 1995 e 1999.
Seu adversário, Manato, fez uma disputa dando palanque a Bolsonaro no estado ao longo de toda a eleição, mas a associação ao presidente não convenceu os capixabas. O político, que já foi articulador da Casa Civil com a Câmara dos Deputados e deputado federal por três legislaturas, agora volta ao Sebrae-ES, onde ocupa o cargo de presidente do conselho deliberativo.
Casagrande terá terceiro mandato no Espírito Santo
O governador reeleito diz que pretende seguir com as políticas de segurança e educação que implantou nos últimos anos. Em entrevista à TV Gazeta, Casagrande afirmou que tem como meta reforçar o combate ao crime organizado de roubo a bancos e ataques ao transporte coletivo causados por traficantes de drogas, como o que ocorreu no começo do mês na Grande Vitória.
“Bandido tem que fugir do estado do Espírito Santo [...] se estiverem aqui vão ser pegos, alcançados ou vão para o IML”, disse na sabatina.
Na área da educação, Casagrande afirmou que fará investimentos em educação profissionalizante e na criação de cursos técnicos em 100 escolas de ensino em tempo integral que, segundo ele, serão implantadas na próxima gestão.