A Gazeta do Povo lançou nesta quarta-feira (24) os “Desejos para o Brasil”, um conjunto de propostas que considera prioritárias para o desenvolvimento do país e fundamentais para o debate público eleitoral. Focado em ideias e não em candidatos, é desta maneira que o jornal centenário revela como vai votar nas eleições de 2022.
As propostas deste “plano de governo” estão divididas em quatro grandes áreas – democracia, economia, educação e sociedade – e vão desde a defesa da liberdade de expressão até a busca do pleno emprego, passando por políticas públicas de fortalecimento das famílias e metas agressivas de qualidade de ensino.
“Nós resolvemos continuar no caminho da transparência total com nosso assinante e por isso decidimos compartilhar o que desejamos para o Brasil ao longo dos próximos quatro anos”, conta Guilherme Cunha Pereira, presidente do GRPCOM, grupo de comunicação ao qual pertence a Gazeta do Povo. “Escolhemos quatro áreas que consideramos prioritárias, que, se forem bem cuidadas por aqueles que vamos eleger em outubro, ajudarão o Brasil a crescer em todos os aspectos".
Alguns destes desejos, continua Pereira, são “perenes”, ou seja, devem ser prioridades em qualquer época e lugar, a exemplo da busca pela excelência na educação, do combate à corrupção, do estímulo à iniciativa privada para a resolução dos problemas sociais e das políticas públicas de fortalecimento da família.
Outras propostas foram incluídas nos “Desejos para o Brasil” após uma análise do cenário atual “e de todas as circunstâncias específicas que impedem o Brasil de se tornar aquilo que gostaríamos que ele fosse", diz Pereira. É o caso da necessidade do fortalecimento da cultura democrática, da defesa da liberdade de expressão, do respeito aos papéis institucionais de cada Poder da República, das indicações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que serão feitas no próximo governo, das reformas tributária e administrativa e do necessário pacto pela cidadania.
"Não pretendemos, de forma alguma, indicar em quem o leitor deve votar. Mas sim discutir ideias e propostas. Também não nos interessa apenas enumerar desejos de forma genérica”, afirma Ewandro Schenkel, chefe de redação do jornal. “Ao longo de décadas, a Gazeta tem pensado o Brasil em cada conteúdo publicado. Em suas reportagens, editoriais, artigos de opinião e colunas. Todo esse conhecimento acumulado nos permitiu tratar cada uma das quatro prioridades de maneira aprofundada, mostrando ao leitor como é possível alcançar esses grandes objetivos", completou.
Os “Desejos para o Brasil” também guiarão a cobertura eleitoral da Gazeta do Povo. Desta maneira, além de conhecer as propostas do jornal (disponíveis em e-book ou no site), o leitor terá acesso a reportagens, artigos e análises que tratam sobre esses temas, para que, entre outras coisas, também possa conhecer os posicionamentos dos candidatos acerca dessas questões. Todos esses conteúdos estarão reunidos neste espaço dentro do site da Gazeta do Povo.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião