O jornal de esquerda inglês The Guardian publicou um editorial na terça-feira (13) em que defendeu que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição presidencial no primeiro turno. O veículo afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é uma ameaça para a democracia brasileira e para o planeta, e por isso opinou que a vitória do petista seria a melhor solução para ambos. Apesar de afirmar que o ideal seria se o pleito presidencial terminasse já no primeiro turno, na visão do veículo, isso irá ocorrer no segundo turno.
Ao longo do editorial, The Guardian também apresentou uma série de críticas a Bolsonaro. O jornal disse que existe o temor de que Bolsonaro não reconheça o resultado das eleições, fez referências ao presidente como “líder imprudente e incompetente”, criticou a gestão da pandemia e fez menção às reportagens da imprensa brasileira sobre a compra de imóveis por parte de parentes de Bolsonaro.
O texto diz ainda que a possibilidade de Bolsonaro ser derrotado por Lula levou o presidente a adotar medidas como cortar os impostos sobre combustíveis, transferir dinheiro para famílias pobres e buscar o apoio de igrejas evangélicas. O editorial não explicou que o Auxílio Brasil já existia e sucedeu o Bolsa Família.
Já com relação a Lula, o jornal citou que o ex-presidente foi condenado por corrupção, mas que teve as condenações anuladas. The Guardian disse ainda que a oposição está se unificando no apoio a Lula e destacou a adesão de Marina Silva à campanha petista.
The Guardian afirmou ainda que o número de armas aumentou no país devido ao relaxamento das leis promovido pelo presidente. O jornal inglês salientou também o temor em relação à violência política e citou que um funcionário do PT (Paraná) e outro apoiador de Lula (Mato Grosso) foram assassinados por pessoas pró-Bolsonaro. Não houve menção ao caso do vereador do PSB preso por envolvimento na morte de um apoiador de Bolsonaro na Bahia.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024