- Lula ou Bolsonaro: quem pode ser mais afetado pelas abstenções no segundo turno
*) Havia uma preocupação com as abstenções dos eleitores no primeiro turno da eleição deste ano. Sobretudo da campanha de Lula, do PT.
Pois bem: mais uma vez, esse número acabou sendo alto A abstenção em 2 de outubro atingiu a marca de 20,9% dos eleitores aptos a votar.
É o maior índice para o primeiro turno desde a eleição de 1998, embora semelhante ao de 2018, quando 20,33% dos eleitores não votaram no primeiro turno.
Para o segundo turno deste ano, a preocupação continua. Será que algum dos dois candidatos à Presidência pode ser mais prejudicado se o alto nível de abstenção for mantido?
Em números absolutos, as abstenções corresponderam a cerca de 32,7 milhões de eleitores. Com tantas pessoas aptas a votar que não compareceram, o núcleo político de Lula acredita que o petista teria derrotado Bolsonaro sem a necessidade de um segundo turno. Por sua vez, a campanha do presidente acredita que, não fossem os faltosos, ele teria ao menos vencido o primeiro turno.
Este episódio do podcast 15 Minutos analisa o assunto. O convidado é o Rodolfo Costa, da equipe de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024