O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta quarta-feira (12) investimento do estado em educação durante ato realizado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O petista afirmou que, se eleito, pretende "cuidar da creche à universidade".
"A questão da escola em tempo integral é uma necessidade, não apenas para as crianças serem cuidadas na escola, mas para evitar que balas perdidas matem crianças brincando nas ruas como acontece neste país", disse.
Avanço na economia para mais pobres
O ex-presidente prometeu ainda avanços na economia para os mais pobres. "Esse país vai ter uma política muito forte para micro e pequenos empreendedores. Quem quiser abrir um negócio, vai ter dinheiro para financiar e dar oportunidade às pessoas. Ao mesmo tempo, vamos facilitar a organização do povo em cooperativa", afirmou.
Lula também defendeu a geração de empregos com carteira assinada. "Vou voltar a fazer com que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) seja o banco de fomento desse país para a gente voltar a crescer", acrescentou.
Criação de comitês sobre políticas sociais
Antes da caminhada no Complexo do Alemão, Lula participou de uma reunião com líderes comunitários e prometeu criar comitês para discutir políticas públicas. "Faremos comitês para que o povo das favelas possam ajudar a decidir o que o governo vai fazer", disse.
"Não vai ser a polícia a resolver os problemas da comunidade, quem resolve é o Estado, que tem que fazer o que deve ser feito, trazendo educação, saúde, lazer e cultura, para que as pessoas tenham como viver", afirmou o petista.
O presidenciável do PT voltou a pedir que os nordestinos não votem no presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição. "Quem tem uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse cidadão", disse Lula ao se referir a Bolsonaro. Na semana passada, o atual mandatário afirmou que sua derrota para Lula no Nordeste, no primeiro turno, se deve ao alto índice de analfabetismo na região.
Agenda em Salvador (BA)
Depois do evento no Rio, Lula viajou para Salvador (BA), onde cumpre agenda nesta tarde. Em entrevista coletiva, Lula falou sobre o Dia das Crianças, celebrado nesta quarta (12).
"Preciso dizer para vocês que hoje é Dia das Crianças. E eu fico imaginando quantas crianças nesse país levantaram de manhã sem ter um café para tomar. Fico imaginando quantas crianças não tiveram uma comida com as proteínas e as calorias necessárias para almoçar? Eu fico imaginando quantas crianças vão dormir no Dia das Crianças sem ter o alimento necessário para comer", disse o ex-presidente.
Em Salvador, Lula estava acompanhado do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que disputa o segundo turno das eleições com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião